28 jun 2011 - 20h42

Petraglia anuncia candidatura à presidência do Atlético

O ex-presidente do Atlético Mario Celso Petraglia concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira, em um hotel no centro de Curitiba. Quando convocou os jornalistas para a entrevista, a assessoria de imprensa de Petraglia não havia adiantado o teor da coletiva. Durante o encontro, ele tratou da importância da realização da Copa do Mundo de 2014 e se lançou candidato a presidente do Atlético, o que acabou gerando grande repercussão, uma vez que até então Petraglia negava a possibilidade de voltar a se candidatar.

Petraglia iniciou o encontro fazendo um balanço destes dois anos e meio em que está afastado da direção do Atlético. Destacou que o time viveu bons e maus momentos, mas explicou que preferiu se calar, evitando entrevistas para não atrapalhar a vida do clube e deixando questões pessoais para serem resolvidas na justiça. Ele relembrou que não tinha interesse em se envolver nas eleições de 2008, mas acabou aceitando integrar e apoiar uma chapa montada por integrantes da situação para evitar a vitória da chapa adversária, “que não poderia vencer”.

O dirigente prosseguiu afirmando que foi traído logo no primeiro mês após a posse da atual diretoria e que se afastou, permanecendo no clube apenas até o anúncio oficial de Curitiba como sub-sede da Copa 2014, em maio de 2009. Preocupado com o atraso no início das obras de conclusão da Arena, afirmou ter solicitado (sem sucesso) ao presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Glaucio Geara, a convocação de uma Assembleia Extraordinária tendo como pauta a reforma e conclusão da Baixada. Depois disso, em meio à tentativa de coletar dois terços das assinaturas dos conselheiros, o clube definiu a realização da tal Assembleia no mês de maio deste ano.

O ex-dirigente reclamou da forma como foi tratado na Assembleia e também por não ter tido tempo para realizar a apresentação completa que havia preparado. “Nunca me senti tão mal na minha vida, na casa que ajudei a construir. Parecia que estava entrando, sem nenhum demérito, no Couto Pereira”. A mesma apresentação preparada aos conselheiros do Atlético foi realizada nesta terça-feira à imprensa. Petraglia mostrou detalhes do projeto do estádio, alguns deles até então desconhecidos do grande público, como especificações técnicas e valores. No projeto exibido, está prevista a instalação de dois placares eletrônicos entre os mais modernos do mundo com 60 m² cada um; a instalação de um painel de publicidade com 1600 m² na fachada da Arena (que contará também com 23 novas lojas); a retirada de lanchonetes de um determinado setor do estádio para a ampliação dos corredores (exigência da FIFA) – o clube aproveitará para ampliar os camarotes – além da troca do gramado por um gramado misto (90% natural, 10% artificial) e, em outro momento, a construção de uma Areninha com capacidade para 12 mil pessoas integrada ao estádio.

“Eu atribuo, com toda a liberdade que eu tenho, e a experiência que acumulei, que para o Atlético Paranaense é muito mais importante a Copa das Confederações que a Copa do Mundo, porque nós teremos duas Copas e ficaremos prontos um ano antes. Vamos faturar o novo estádio por 12 meses antes. Isso não tem preço”, disse Petraglia sobre a necessidade de se iniciar as obras o mais rápido possível – segundo ele no máximo até agosto deste ano, para que Curitiba receba jogos da Copa das Confederações, em 2013.

Para o ex-presidente, o custo apresentado pela diretoria atleticana para a conclusão da Arena é exorbitante (R$ 220 milhões), sendo que o IPPUC já refez os cálculos e o custo caiu para aproximadamente R$ 174 milhões que, segundo ele, podem ser reduzidos ainda mais, já que “15 milhões se referem ao lucro da construtora e 10 milhões à administração da obra”.

Candidatura

Depois da exposição sobre as obras da Arena, o microfone foi aberto a perguntas e o principal tema dos questionamentos foi a possibilidade da candidatura de Mario Celso Petraglia à presidência do Atlético nas próximas eleições, marcadas para o fim do ano. No início, o ex-presidente desconversou: “Não sei ainda se serei candidato. Eu afirmava que não, mas estou em dúvida”. Depois, destacou que sua gestão colaborou para a criação de um regime democrático no clube: “O Atlético terá nessa próxima eleição mais de dez mil sócios com direito a voto. É um colégio considerável”.

Por fim, Petraglia disse que a prioridade é garantir a conclusão da Arena até o dia 31 de dezembro de 2012 e, já próximo de encerrar a coletiva, revelou: “Vou confessar a vocês: eu sou um emocional e já resolvi: vou ser candidato”.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…