Matemática fria
Após o jogo de ontem contra o Avaí, chegamos aos números de déficit de pontos nos exatos 25 pontos, sendo que no decorrer destas primeiras rodadas o número que poderíamos alcançar na totalidade seria de 27 pontos, sendo assim o nosso índice de aproveitamento é negativo em 92,59%, um índice muito preocupante, em vista do que somente conquistamos 02 pontos e nos dando um pífio índice de conquista de 7,40%, com estes índices não tem como não dizer que já estamos rebaixados para a segunda divisão.
E jogar a responsabilidade destes números em cima de quem? Do Malucelli, dos Diretores de Futebol ou em cima dos jogadores? Para mim todos têm sua parcela de culpa nestes números. Para o Malucelli credito 50% disso, para os diretores 20% e jogadores 30%. E explico por quê?
O Malucelli tem o maior índice por ter delegado para muitos a sua responsabilidade como comandante do clube, deixando o clube sem comando, o que está resultando nesta vexatória campanha deste ano. Para os Diretores de futebol, eu digo que a parcela de culpa deles, foi às más contratações que realizaram e deixaram o clube sem base para montar um conjunto ideal para este ano, e aos jogadores a segunda maior parcela de culpa é deles, pois entendo que não é técnico, comissão técnica, Presidente de Clube e Diretores que entram em campo e sim eles, pois demonstraram em outros jogos a falta da vontade de jogar, e isso não se justifica, porque o clube mantém os seus salários em dia, e questões como extra campo, não deveriam influenciar os mesmos.
Isso tudo somado, nos leva a esta situação desagradável e vexatória. Ontem jogaram como deveriam ter jogado desde o início do campeonato. Assim quem sabe a gente não estaria na zona de rebaixamento e nem com a sensação de já estarmos rebaixados antes da virada do primeiro turno para o segundo turno. E o que fazer para solucionar esta questão?
Como sendo matematicamente previsto até o momento o número mágico de 45 pontos para não ser rebaixado e ainda neste primeiro turno a gente ter pela frente a disputa de 11 partidas, independente de serem fora ou em casa, nós temos que vencer. Isso implica em somar os 33 pontos que nos restam neste primeiro turno, com os dois já conquistados, terminar no máximo com 35 pontos o turno, ou seja, não dá para ficar empatando ou perdendo jogo daqui para frente. E isso não é a torcida que fará acontecer. Pois a nossa parcela a gente vem cumprindo faz um longo tempo. E tirando está solução ingrata, até a virada do turno, tem que torcer contra os nossos concorrentes diretos ao rebaixamento que não somem mais pontos que nós até o fim deste turno, pois o Avai tem 02 pontos a nossa frente, o América MG tem 04 pontos e o Atlético GO tem 06 pontos, não vou mencionar o Santos, pois considero uma situação atípica devido aos mesmos estarem desfalcados no momento, mas sabemos que é time de chegada nas mãos o Muricy. Daí para cima tem o Bahia com 08 pontos a nossa frente, o Coritiba também com 08 pontos, o Ceará com 09 pontos.
São os únicos clubes que nós podemos contar como nossos rivais nesta disputada. Fora o Figueirense que está com 12 pontos a nossa frente. Os demais eu não vejo como nossos adversários, pois como bem disse o Ibiapiana em um lampejo de consciência. O nosso campeonato é para não cair e se conseguir sair desta situação e nos firmar, quem sabe sonhar com uma Sulamericana. Mas isso é um sonho muito distante, pelas apresentações que estamos realizando.
Portanto torcedores atleticanos, não vejo como nos livrar este ano do vexame, e se assim o destino quer, mesmo estando na segunda divisão, nunca deixarei de ser atleticano e torcer para este clube. Somente quero que o nosso próximo dirigente, seja inteligente, astuto e um verdadeiro rubro negro para a montagem de uma equipe aguerrida e com vontade de ser vencedora. Está que temos na atualidade não me engana mais.