Canto da sereia
Essa história de Curitiba ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, para nós curitibanos e paranaenses é de encher o ego.
Minha preocupação é o que se esconde, atrás da manobra financeira para terminar a Arena.
Vejam o caso do Palmeiras, que está construindo a ‘sua’ arena, através da Wtorre, essa mesma empresa que se ofereceu para construir um novo ‘mijão’ para os coxas.
E a diretoria alvi-verde caiu fora mediante a proposta que essa construtora fez, praticamente idêntica, (guardando as devidas proporções) ao time do Parque Antártica.
Ou seja entregar o estátio para eles administrarem por 20 ou 30 anos.
E com a nossa Arena está para acontecer a mesma coisa, caso a OAS vença, onde teremos que rachar 50% do que arrecarmos e outras coisas mais.
E ainda tem a proposta do seu Petraglia, que só quer construir a Arena, mas eu pergunto a que custo?
Não sou contra a Arena ser anfitriã, para sediar jogos da copa.
Sou contra a esse pacote de encargos, que para deixar o estádio no padrão FIFA, que para construir mais 18.000 lugares, vai custar muito mais do que foi imobilizado para construir a atual Arena.
O mesmo dilema está acontecendo em Porto alegre com o Internacional, que já começou a mexer no Beira-Rio, e mais de um mês está com as obras paralizadas, por problemas de quem vai bancar as despesas principais para adquar o seu estádio para a Copa do Mundo.
Nada como o Corinthians, que não tem estádio e nem dinheiro, vai ganhar um estádio de R$ 850.000.000,00 do governo paulista, para a abertura da copa.
Pergunto qual é a garantia que o Timão vai dar para pagar essa dívida?
Então para mim Copa do Mundo, diante dessa insanidade de encargos, dessa insanidade de endividamento que o clube vai entrar e pode até se quebrar, é o famoso ‘Canto da sereia’.
Outra pergunta caros atleicanos, para que estádio de 1° mundo, com cadeiras retráteis que custam uma fortuna, se uma boa da torcida assiste o jogo em pé, e alguns em cima das confortáveis cadeiras da Arena?
Ainda prefiro que invistam essa grana no time, com boas contratações, que nos levem a disputar títulos, a começar pelo paranaense, copa do Brasil, brasileirão, Sulamericana e Libertadores.
Chega de sermos saco de pancada, chega de apenas lutarmos apenas para não cair, para a segundona do futebol brasileiro, como vem ocorrendo nos último seis anos.
Chega de jogadores medíocres e de diretores incompetentes.
Queremos um Furacão que volte a soprar com força e com vitórias.