Renato: “Vencemos a melhor equipe do Brasil”
“Foi o duelo da técnica contra a raça e, felizmente, venceu a raça”. Estas foram as palavras do técnico Renato Gaúcho durante a coletiva à imprensa, após a vitória atleticana sobre o badalado time do Santos, por 3 a 2. Satisfeito com a superação da equipe rubro-negra, que buscou os três pontos até os minutos finais, o treinador enalteceu a apresentação atleticana deste domingo. “Não jogamos contra qualquer equipe, mas jogamos de igual para igual e conseguimos um resultado muito importante porque precisávamos muito dos três pontos”.
Renato também falou sobre as mudanças no meio-campo atleticano, com a entrada de Branquinho no lugar do suspenso Madson, comentou sobre a atuação de Wagner Diniz e pregou novamente a importância do apoio da torcida para o Atlético subir na tabela. “Com a ajuda da nossa torcida, podem ter certeza que o Atlético vai sair dessa situação”.
Confira abaixo a íntegra da coletiva do comandante atleticano:
O JOGO
“Além da sorte, ganhamos com competência também. Lógico que a sorte ajudou, mas nós estávamos precisando pelo que estava acontecendo nos outros jogos, até porque foi uma injustiça contra o Ceará. Estou satisfeito, a equipe mostrou uma vontade muito grande, não jogamos contra qualquer equipe, mas com a melhor do Brasil na minha opinião, de muita qualidade. Mesmo assim, jogamos de igual para igual e conseguimos um resultado muito importante porque precisávamos muito dos três pontos”.
A VITÓRIA
“Jogar contra o Santos sempre vamos ver emoções, vide o jogo contra o Flamengo. No momento em que adiantei o Marcinho, coloquei o Branquinho, que é da posição, até porque o Rodrigo ainda não está 100% e não conhece bem o grupo e as características de cada um. Mas independente da escalação e do esquema houve a entrega e aquilo que falei, enfrentamos uma equipe com grande qualidade, com jogadores a nível de Seleção Brasileira e um grande treinador. A vitória nos dá bastante moral”.
DETERMINAÇÃO E TORCIDA
“Falo sempre que o jogo tem 90 minutos e, enquanto o juiz não apita, tem jogo. Não importa o placar ou o adversário, tem que buscar a vitória. No último jogo perdemos também nos descontos e hoje conseguimos a vitória no finalzinho, o que demonstra que a equipe não se entrega, até porque uma das coisas que cobro é que o grupo está se entregando, apesar da colocação e da parte psicológica. É o meu quinto jogo e não tenho queixa nenhuma deles, hoje mesmo dei os parabéns, não só pela vitória, mas pela determinação. Mais uma vez parabenizo a torcida, que veio, incentivou, isso é importante. Ela precisa fazer a diferença e está entendendo que o grupo precisa de apoio. Essa vitória hoje é da torcida”.
WAGNER DINIZ
“Reclamei que ele entrou descansado, falei para ele ir para dentro do adversário, o campo estava pesado, ele é rápido e tem que tentar as jogadas de linha de fundo. Só foi nessa hora que reclamei com ele, mas ele entrou bem. Uma vitória dessa é importante, enfrentamos a melhor equipe do Brasil, deixamos o último lugar. A equipe vem numa crescente, vem jogando melhor e hoje demonstrou isso. Não vai ser da noite para o dia que vou corrigir tudo, mas tenho certeza de que o Atlético vai sair dessa situação”.
O RESULTADO
“A gente sempre procura reagir, independente do adversário, sempre procuramos a vitória. Mais uma vez a equipe foi bem taticamente, esteve determinada, lutou, buscou, não se entregou e conseguimos três pontos importantes”.
ADVERSÁRIO
“Tecnicamente o time do Santos é o melhor time do Brasil, com jogadores a nível de Seleção Brasileira, mas na garra gostei mais da minha equipe, que se entregou e foi bem taticamente. Até porque sabíamos do poder do adversário, foi um bom duelo, a técnica contra a raça e, felizmente, venceu a raça. Falei para o grupo que o meu time também é bom. Do outro lado só iam entrar 11, não iam entrar 14 ou 15 jogadores. A determinação, a garra, a pegada, eram importantes, assim como não deixar o Neymar, o Ganso e o Elano pensarem. A gente tentou neutralizar essas jogadas e aquilo que falei, vencemos a melhor equipe do Brasil e isso dá moral. Foi um jogo disputado, sabíamos do poder do avdersário, estou satisfeito, dei parabéns a eles, afinal de contas, vencemos um grande adversário”.
ARBITRAGEM
“Não costumo falar de arbitragem, eles estão aí fazendo o trabalho deles. Falo isso para os jogadores até porque foi um jogo muito disputado, jogadores de alta qualidade e as condições do campo não eram das melhores, então sempre tem o choque e é difícil apitar. O erro faz parte”.
MOMENTO
“Procuro trabalhar em cima do esquema e das características dos jogadores, para que eles usem suas características. Desde o momento que cheguei eram duas palavras a situação do Atlético, que eu precisava dar carinho e confiança a eles, e isso era fundamental para desempenhar o futebol. Tenho dado isso diariamente a eles, é muito importante e não tenho nenhuma queixa durante esses cinco jogos”.
ARENA DA BAIXADA
“Falei outro dia ao presidente e ao Alfredo que gostaria de ter chegado antes ao Atlético. Pode ter certeza que o Atlético não estaria nessa situação. Sempre falo aos jogadores que quando eu vinha jogar aqui tínhamos uma barreira pela frente, que era a torcida do Atlético, então a gente tem que usar isso, trazer a torcida para o nosso lado. Com a ajuda da nossa torcida, fazendo daqui sempre uma Bombonera, podem ter certeza que o Atlético vai sair dessa situação”.