MM vai pagar a conta?
Interessante o texto do A. Mafuz. Acho que MM deveria nos indenizar:
O doutor Marcos Malucelli, sempre que pode, faz o que o ex-presidente Lula fazia. Esse se referia ao legado do grandioso Fernando Henrique Cardoso como herança maldita. O doutor Malucelli, por questões meramente pessoais, despreza o que Mário Celso Petraglia fez (o que é injusto) e diz que assumiu a presidência com o Atlético devendo 18 milhões de reais, com todas as receitas em curto prazo já gastas (o que é verdade). Afirma que deixará tudo pago e dinheiro em caixa (o que eu acredito).
O doutor Malucelli está perdendo para o vento. Esse discurso está indo embora. A sua administração, absolutamente temerária pela omissão no trato do futebol, pelo gasto com a circulação de mais de 50 jogadores, o inexplicável ônus pela vinda de Morro García, está remetendo o time de maior torcida do Paraná à Segunda Divisão.
Os efeitos da queda irão se projetar por muito tempo. De imediato, perde-se 50% das receitas da televisão. O Atlético, como todos os clubes, recebeu um adiantamento de 20 milhões reais para ser compensado durante 4 anos. Reduz-se a receita pela queda, mas não se reduz a proporção do valor a ser compensado mês a mês pela Globo.
Em curto prazo, desvalorizam-se os direitos sobre jogador, aumenta-se o grau de dificuldade na negociação de bons jogadores. Para jogar uma Segunda Divisão, um bom jogador sempre custa mais caro.
Em médio prazo, a humilhação da queda, influencia na paixão do torcedor. Até acalmar os sentimentos, ele some do quadro de sócios e da arquibancada, em especial, porque nos próximos dois anos o Atlético terá que jogar fora da Baixada.
Se é trágica, imediatamente, a curto e a médio prazo a queda para a Segundona irá alongar por algum tempo os seus efeitos negativos.
O futebol brasileiro voltou a ser centralizado ao Rio e São Paulo, porque a televisão paga pela audiência. Da exposição, vem a publicidade que logo vai ser tão rendosa quanto a televisão. Todos os outros fora desse eixo recebem como coadjuvantes.
A consequência é que o espaço no mercado para times de menor prestígio midiático (entre eles Atlético e Coritiba) está sendo ainda menor. Caindo, o Atlético terá reduzido ainda mais esse espaço, e só não o perderá por completo, no momento, em razão de a Baixada ter sido escolhida para a Copa do Mundo.
Se acontecer de o Atlético ser rebaixado, o doutor Marcos terá provocado a verdadeira tragédia real.