Atlético terá julgamento triplo amanhã no STJD
Clube Atlético Paranaense, zagueiro Rafael Santos e atacante Pablo serão julgados amanhã pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em decorrência da partida contra o Fluminense, na Arena da Baixada, ocorrida há três rodadas.
Aos 24 minutos do segundo tempo, Rafael Santos já havia recebido o cartão amarelo quando tocou a bola com a mão intencionalmente, impedindo um ataque adversário. Sendo assim, foi denunciado no artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar até três jogos de suspensão. Como já cumpriu a automática, o zagueiro pode ficar de fora de dois jogos do Atlético.
Mesmo após o apito final, o Atlético teve outro jogador expulso. Inconformado com a péssima atuação do árbitro Wagner Reway, o atacante Pablo disparou: “Você roubou, isso é uma sacanagem”, e foi incluso no artigo 258 II (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificadas pelas demais regras deste Código: desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões) e pode ser suspenso por até seis partidas.
Por fim, o árbitro relatou na súmula uma confusão nas arquibancadas da Baixada, informando que o trio de arbitragem permaneceu em campo por cinco minutos em campo escoltados por policiais, já que “os torcedores acumularam-se próximos ao acesso ao vestiário, com sinais de protesto e gritos de ameaça”.
No acesso ao vestiário, o árbitro relatou que diversas pessoas com o uniforme do clube protestaram contra a sua pessoa. Com isso, o Furacão pode ter que pagar multa de até R$ 100 mil por infringir o artigo 213 I e II (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento).