Manoel e Fabrício é a dupla com melhor aproveitamento
A dupla de zaga formada por Manoel e Fabrício tem o melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro entre as cinco já testadas pelo Atlético na competição. Passadas 33 rodadas do Campeonato Brasileiro, a formação defensiva do Atlético com os dois em campo obteve 48% de aproveitamento, participando de 11 jogos (quatro vitórias, quatro empates e três derrotas) e sofrendo 14 gols, o que representa 16 pontos conquistados. Os números foram levantados pelo administrador Henrique Stockler, do “Blog do Trétis”.
Em contrapartida, a dupla formada por Manoel e Rafael Santos foi a que mais perdeu até agora. Em 12 jogos sofreram 19 gols e conquistaram apenas oito pontos, sendo cinco empates, seis derrotas e somente uma vitória, representando somente 22% de aproveitamento.
Já com Manoel e Gustavo Lazzaretti na defesa, o Atlético obteve 33% de aproveitamento, com seis pontos conquistados em seis jogos, sendo duas vitórias, quatro derrotas, nenhum empate e 11 gols sofridos.
O mesmo aproveitamento em campo também é verificado em outras duas formações de zaga: Gustavo e Fabrício (três pontos em três jogos, sendo uma vitória, duas derrotas, nenhum empate e sofrendo quatro gols) e Rafael Santos e Gustavo, que atuaram em um jogo apenas (um empate e sofrendo dois gols).
Dos quatro zagueiros do Furacão, Fabrício tem individualmente o melhor aproveitamento. São 45% em 14 jogos, conquistando 19 pontos, sendo cinco vitórias, quatro empates, cinco derrotas e sofrendo 18 gols. Em seguida, Manoel possui 34% de aproveitamento em 29 jogos, conquistando 30 pontos, sendo sete vitórias, nove empates, 13 derrotas e sofrendo 44 gols. O jovem defensor, um dos que mais atuaram em campo neste Brasileiro, esteve presente na conquista de 30 dos 34 pontos que o Atlético conquistou até agora.
Gráfico analisa o aproveitamento das cinco duplas testadas no Brasileiro [gráfico: Henrique Stockler]
Por fim, o zagueiro Rafael Santos, recentemente afastado do elenco atleticano, venceu apenas uma vez em 13 jogos iniciados como titular. Foram seis empates e seis derrotas.
Defesa atleticana: a quarta mais vazada
No último domingo, quando venceu o Atlético-GO por 2 a 1, o Furacão levou o gol de número 50 no Campeonato Brasileiro, o que representa uma média de 1,5 por jogo.
Com isso, a defesa atleticana está na quarta colocação entre as mais vazadas da competição. Os três times que mais levaram gols até agora em 33 rodadas foram: Avaí (69), América-MG (58) e Ceará (55).
Vale lembrar que em somente cinco jogos o Atlético não sofreu gols. Confira abaixo:
Atlético 0 x 0 Avaí
Atlético-GO 0 x 3 Atlético
Atlético 0 x 0 Figueirense
Atlético 2 x 0 Inter
Atlético 1 x 0 Ceará