9 nov 2011 - 1h13

Manoel e Fabrício é a dupla com melhor aproveitamento

A dupla de zaga formada por Manoel e Fabrício tem o melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro entre as cinco já testadas pelo Atlético na competição. Passadas 33 rodadas do Campeonato Brasileiro, a formação defensiva do Atlético com os dois em campo obteve 48% de aproveitamento, participando de 11 jogos (quatro vitórias, quatro empates e três derrotas) e sofrendo 14 gols, o que representa 16 pontos conquistados. Os números foram levantados pelo administrador Henrique Stockler, do “Blog do Trétis”.

Em contrapartida, a dupla formada por Manoel e Rafael Santos foi a que mais perdeu até agora. Em 12 jogos sofreram 19 gols e conquistaram apenas oito pontos, sendo cinco empates, seis derrotas e somente uma vitória, representando somente 22% de aproveitamento.

Já com Manoel e Gustavo Lazzaretti na defesa, o Atlético obteve 33% de aproveitamento, com seis pontos conquistados em seis jogos, sendo duas vitórias, quatro derrotas, nenhum empate e 11 gols sofridos.

O mesmo aproveitamento em campo também é verificado em outras duas formações de zaga: Gustavo e Fabrício (três pontos em três jogos, sendo uma vitória, duas derrotas, nenhum empate e sofrendo quatro gols) e Rafael Santos e Gustavo, que atuaram em um jogo apenas (um empate e sofrendo dois gols).

Dos quatro zagueiros do Furacão, Fabrício tem individualmente o melhor aproveitamento. São 45% em 14 jogos, conquistando 19 pontos, sendo cinco vitórias, quatro empates, cinco derrotas e sofrendo 18 gols. Em seguida, Manoel possui 34% de aproveitamento em 29 jogos, conquistando 30 pontos, sendo sete vitórias, nove empates, 13 derrotas e sofrendo 44 gols. O jovem defensor, um dos que mais atuaram em campo neste Brasileiro, esteve presente na conquista de 30 dos 34 pontos que o Atlético conquistou até agora.

Gráfico analisa o aproveitamento das cinco duplas testadas no Brasileiro [gráfico: Henrique Stockler]

Por fim, o zagueiro Rafael Santos, recentemente afastado do elenco atleticano, venceu apenas uma vez em 13 jogos iniciados como titular. Foram seis empates e seis derrotas.

Defesa atleticana: a quarta mais vazada

No último domingo, quando venceu o Atlético-GO por 2 a 1, o Furacão levou o gol de número 50 no Campeonato Brasileiro, o que representa uma média de 1,5 por jogo.

Com isso, a defesa atleticana está na quarta colocação entre as mais vazadas da competição. Os três times que mais levaram gols até agora em 33 rodadas foram: Avaí (69), América-MG (58) e Ceará (55).

Vale lembrar que em somente cinco jogos o Atlético não sofreu gols. Confira abaixo:

Atlético 0 x 0 Avaí
Atlético-GO 0 x 3 Atlético
Atlético 0 x 0 Figueirense
Atlético 2 x 0 Inter
Atlético 1 x 0 Ceará



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…