CBF escala árbitros locais nos clássicos da penúltima rodada
A Confederação Brasileira de Futebol optou por escalar árbitros locais para apitar os dois clássicos regionais da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo entre Palmeiras e São Paulo será apitado por Luiz Fávio de Oliveira (SP) e o jogo entre Fluminense e Vasco por Marcelo de Lima Henrique (RJ).
A decisão da comissão de arbitragem dá um indício da política a ser adotada na última rodada da competição, que terá vários clássicos estaduais. No primeiro turno, o clássico Atletiba foi comandado por Heber Roberto Lopes, do Paraná.
Na ocasião, o Atlético encaminhou um ofício ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, protestando contra a decisão. A carta, assinada por Marcos Malucelli, pedia pela realização de sorteio com a inclusão apenas de árbitros de outras federações. “Acreditamos que essa medida é a mais adequada para facilitar o trabalho da arbitragem, que, sendo oriunda de outro Estado, poderá trabalhar com menor grau de pressão quanto a seu desempenho”, defendeu o clube na ocasião.
Naquela rodada do primeiro turno, três clássicos estaduais (Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional e Figueirense x Avaí) foram apitados por árbitros de fora. Os outros três clássicos (incluindo Coritiba x Atlético) tiveram árbitros locais.
O sorteio dos árbitros da última rodada do Brasileirão ocorrerá na próxima semana.