Dínamo Minsk envia comitiva para tentar renovar parceria
O Dínamo Minsk, da Bielorrússia, pretende renovar a parceria com o Atlético. Os dois clubes assinaram uma parceria por seis meses em julho de 2010, que foi prorrogada por mais uma temporada. Agora, com a mudança da diretoria do Rubro-Negro, a manutenção do vínculo ficou ameaçada.
Por isso, o Dínamo enviou o diretor Valery Streltsov e o treinador Alexander Sednev para o Brasil com o objetivo de discutir a continuidade da parceria com a nova cúpula rubro-negra.
Segundo nota publicada no site oficial do clube bielorrusso, a comitiva deverá permanecer no país por uma semana. Uma das metas é uma reunião com o presidente atleticano Mário Celso Petraglia. Além disso, eles assistirão a partidas da Copa São Paulo de Juniores e farão observação de jogadores das categorias de base do Atlético. No site, o tom do discurso sobre a renovação do vínculo é bastante otimista.
Na época da celebração da parceria, em 2010, o site oficial do Atlético noticiou que o acordo de cooperação tinha como objetivo o “desenvolvimento de atletas, troca de experiências e possíveis intertemporadas, além de parceria com as Escolas do CAP, clínicas de futebol e possíveis amistosos”. No entanto, o que aconteceu de mais notável foi o empréstimo de jogadores da base atleticana para o leste europeu.
Os atletas selecionados para seguirem a Minsk foram o volante Renan e os atacantes Bruno Furlan e Lucas Sotero, no mesmo mês em que a parceria foi assinada. Com pouca idade, os quatro jogadores seguiram para a fria capital da Bielorrússia por empréstimo, mas dois dos três jovens atleticanos acabaram retornando ao Brasil antes mesmo do fim do contrato: Renan voltou em março de 2011, um mês antes de Lucas Sotero.
Apenas Bruno Furlan permaneceu no time bielorrusso até o fim do contrato, em novembro do ano passado. O atacante, aliás, marcou 11 gols na última Vysshaya Liga, a primeira divisão do país, terminando na vice-artilharia, atrás apenas do brasileiro Renan Bressan (ex-Atlético Tubarão, atual BATE), com 13. Neste torneio, Dínamo Minsk ficou na quarta colocação e não conseguiu vaga para a Liga Europa.
Situação dos atletas segue indefinida
No retorno da Europa, em março, Renan foi o único jogador a ser integrado imediatamente aos profissionais do Atlético. O volante de 22 anos chegou a atuar entre os titulares em algumas partidas do Campeonato Brasileiro, ora ao lado de Deivid, ora substituindo-o. Lucas Sotero também já subiu aos profissionais, mas teve poucas chances, tendo sido reserva em apenas uma partida do Brasileirão.
Com a reformulação do elenco iniciada com a chegada do novo técnico, o uruguaio Juan Ramón Carrasco, a situação de Renan, Sotero e Furlan segue indefinida. OS três têm contratos longos com o Furacão – Renan e Furlan até 2014 e Sotero até 2013 – e podem eventualmente ser emprestados a outros clubes.