Atleticanos bateram mais um recorde de público
O jogo desta tarde, realizado no Janguito Malucelli e que terminou com vitória do Furacão por 4 a 0, ficou marcado pela quebra de mais um recorde de público da torcida atleticana. Apesar do sol intenso e do calor na Capital, além do horário pouco atrativo, o bom momento vivido pelo Rubro-Negro neste início de temporada atraiu 3.474 torcedores para as arquibancadas ecológicas do estádio do Corinthians Paranaense. Até então, o maior público já recebido no Ecoestádio havia sido de 2.173 pessoas que, em 26 de março de 2008, assistiram à vitória do time da casa (então chamado J. Malucelli) sobre o Coritiba, por 3 a 2.
Recordes nos estádios de Curitiba
O recorde batido no Janguito Malucelli nesta quarta-feira (01/02/2012) não é o único da maior torcida do Estado. Os rubro-negros ainda detêm os recordes de público nos maiores e mais importantes estádios de Curitiba.
Em 8 de setembro de 1968, os 24.303 espectadores que estiveram presentes no estádio Durival de Britto e Silva viram o Atlético fazer história, ao derrotar o Santos de Pelé, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo e Pepe por 3 a 2. Esta marca permanece sendo a maior do estádio paranista.
Também é dos atleticanos, até hoje, o maior público da história do futebol paranaense. No dia 15 de maio de 1983, em jogo válido pelas semi-finais do Campeonato Brasileiro, 65.493 espectadores assistiram à vitória do Atlético sobre o poderoso Flamengo de Zico, por 2 a 0, no Couto Pereira. Inconformada com o recorde dos atleticanos, a torcida do Coritiba considera o maior público no seu estádio a visita do Papa João Paulo II, em 1980. No entanto, esse público não pode ser considerado para fins esportivos, justamente por não se tratar de um evento esportivo naquela ocasião, até a área do gramado foi utilizada para abrigar o público.
No estádio do Pinheirão, a torcida do Atlético também tem o recorde de público. Na final do Campeonato Paranaense de 1998, 44.475 pessoas foram acompanhar o clássico Atletiba a maioria dos presentes eram atleticanos. O jogo terminou com vitória do Atlético por 2 a 1, o que rendeu o título estadual daquele ano ao Furacão.
Com tantos recordes em estádios dos rivais, evidentemente que em sua casa a torcida do Atlético também reina absoluta. No Joaquim Américo, o maior público foi o do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro, em 16 de dezembro de 2001, quando 31.700 pagantes vibraram com os 4 a 2 sobre o São Caetano, que encaminharam a conquista do maior título da história do Atlético.
Confira os recordes de público dos principais estádios de futebol de Curitiba:
1968 Vila Capanema Atlético 3 x 2 santos 24.303 espectadores
1983 Couto Pereira Atlético 2 x 0 Flamengo 65.493 espectadores
1998 Pinheirão – Atlético 2 x 1 Coritiba 44.475 espectadores
2001 Arena da Baixada Atlético 4 x 2 São Caetano 31.700 espectadores
2012 – Janguito Malucelli – Atlético 4 x 0 Roma – 3.474 espectadores
Ecoestádio Janguito Malucelli
Diferente e inusitado. Esses são adjetivos para classificar a casa do Corinthians Paranaense, palco do jogo desta quarta-feira, contra o Roma. O Janguito Malucelli é considerado o primeiro Ecoestádio do futebol brasileiro, aliando simplicidade e consciência ecológica. Para isso, o estádio foi concebido para causar o menor impacto ambiental possível, utilizando-se de elementos naturais para criar o ambiente. Por exemplo: os assentos das arquibancadas são fincados no barranco e os bancos de reservas e placar são feitos de madeira. Além disso, a madeira provém de área de reflorestamento e a estrutura de ferro utilizada vem de dormentes de ferrovia desativada.