Vai começar a Copa do Brasil para o Furacão
Nesta quarta-feira começa para o Atlético mais uma vez a caminhada na realização de um sonho: conquistar o título da Copa do Brasil e retornar à Copa Libertadores da América. Criada em 1989, a Copa do Brasil tornou-se o caminho mais curto para que um clube conquiste vaga na competição mais importante do futebol sul-americano. As melhores campanhas do Furacão aconteceram nas edições de 1992, 1997, 1999, 2001 e 2007, em que a equipe chegou até as quartas-de-finais. O Furacão esteve ausente nas edições de 1990, 1993, 1994, 1995, 1998, 2002, 2004 e 2005. Nos anos de 2002 e 2005 o Atlético não participou por estar disputando a Libertadores.
O Atlético pode se classificar sem a necessidade de partida de volta caso vença por dois ou mais gols de diferença. Do contrário, o jogo de volta acontece em Curitiba no dia 14 de março, no mesmo horário. Se conseguir a classificação, o Atlético enfrenta o vencedor do duelo entre Criciúma e Madureira.
Acompanhe abaixo várias informações importantes sobre a estreia atleticana:
Copa do Brasil 2012
O regulamento para o ano de 2012 será o mesmo adotado nos últimos anos. Serão 64 participantes, dos quais 54 são indicados através das federações estaduais, cada uma usando o critério que achar melhor para distribuição das vagas, normalmente utilizando a classificação do campeonato estadual para esse fim. Porém, na próxima edição, a Copa do Brasil terá a participação de 86 clubes com sete fases, ocorrendo de março a novembro. Confira aqui mais informações sobre as mudanças.
Até a decisão serão seis fases (primeira fase, segunda fase, oitavas, quartas, semi e finais). Nas duas primeiras fases, caso o clube visitante vença a equipe da casa na primeira partida por uma diferença igual ou superior a dois gols estará automaticamente classificado para a próxima fase sem a necessidade de realizar a partida de volta. Para mais detalhes do regulamento da Copa do Brasil, clique aqui.
Na edição deste ano, o Atlético encara na estreia a equipe do Sampaio Corrêa. Caso avance, o Furacão encara o Criciúma ou Madureira. Nas oitavas-de-final, é possível que haja um confronto contra o Cruzeiro, cuja chave tem Rio Branco-AC, Chapecoense e São Mateus.
As melhores campanhas do Atlético foram nos anos de 1992, 1997, 1999, 2001 e 2007, quando chegou nas quartas-de-finais. Em 2007 o Atlético também teve o artilheiro da competição, Denis Marques, com cinco gols. Foi a única vez que um jogador do Furacão foi artilheiro da competição. Para saber um pouco mais da história da competição, além de algumas curiosidades sobre o segundo torneio mais importante do país, clique aqui.
Estreia atleticana
O primeiro desafio do Atlético na Copa do Brasil 2012 é contra o Sampaio Corrêa, na casa do adversário, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís (MA). A delegação atleticana viajou 3.230 km para o terceiro confronto contra a equipe do Maranhão, já que ambos se enfrentaram em 2010. Na partida de ida, empate no Maranhão em 1 a 1, com gol de Paulo Baier. Já em Curitiba, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Márcio Azevedo e Bruno Mineiro.
Para esta partida, o árbitro cearense Francisco Assis Almeida Filho foi o escolhido para comandar a estreia rubro-negra. Ele será auxiliado por Arnaldo Rodrigues de Souza, também do Ceará, e Francisco Machado Gaspar, do Piauí.
O adversário
Adversário na primeira fase, o Sampaio Corrêa, do Maranhão, é o atual líder do Maranhense 2012, com 19 pontos em oito jogos. No último domingo, venceu o Maranhão, fora de casa, pelo placar de 3 a 0. O jogo foi válido pela penúltima rodada do primeiro turno e o Sampaio já está classificado para a próxima fase. Destaque para o atacante Edgar, que vem bem na temporada e faz muitos gols e o goleiro Rodrigo Ramos, um arqueiro seguro e experiente no time.
Fundado em 25 de março de 1923, o nome Sampaio Corrêa remete ao ex-presidente do Aeroclube Brasileiro, José Mattoso de Sampaio Corrêa. O clube é o maior vencedor de campeonatos maranhenses com 28 títulos, sendo oito deles de forma invicta. Em 1998, após o título da Copa Norte, o Sampaio teve a oportunidade de disputar um torneio internacional, a Copa Conmebol. Após eliminar o América (RN) e o Deportes Quindio (Colômbia), o Sampaio caiu na semifinal do torneio diante do Santos, que se sagraria campeão.
O Tricolor tem certa tradição em divisões inferiores de Campeonatos Brasileiros. Foi campeão da Série B em 1972 em final contra o Campinense e em 1997 sagrou-se campeão invicto da Série C, em quadrangular disputado com Francana (SP), Juventus (SP) e Tupi (MG). Com estes dois títulos, o Sampaio Corrêa é um dos 15 clubes (entre eles, o Atlético) que conquistaram o título de duas divisões diferentes do Campeonato Brasileiro.
Atualmente o Sampaio Corrêa manda seus jogos no estádio Nhozinho Santos, de propriedade da prefeitura de São Luís do Maranhão. O estádio foi inaugurado no dia 1º de outubro de 1950 e tem capacidade atual para 13.500 torcedores.
O time
A delegação do Atlético chegou no início da tarde de ontem a São Luís sem o meia Paulo Baier e o atacante Guerrón, que não viajaram com a equipe por opção da comissão técnica.
Além das duas ausências, o técnico Juan Carrasco não poderá contar com os atacantes Ricardinho, Marcelo e Martín Ligüera, que se recuperam de lesões. A única dúvida fica na lateral-direita, onde Pablo e Adriano disputam posição.
Sendo assim, o Atlético deve ir a campo com: Rodolfo; Pablo (Adriano), Manoel, Bruno Costa e Héracles; Renan Foguinho, Deivid e Harrison; Bruno Furlan, Marcinho e Bruno Mineiro.