6 mar 2012 - 0h09

Vai começar a Copa do Brasil para o Furacão

Nesta quarta-feira começa para o Atlético mais uma vez a caminhada na realização de um sonho: conquistar o título da Copa do Brasil e retornar à Copa Libertadores da América. Criada em 1989, a Copa do Brasil tornou-se o caminho mais curto para que um clube conquiste vaga na competição mais importante do futebol sul-americano. As melhores campanhas do Furacão aconteceram nas edições de 1992, 1997, 1999, 2001 e 2007, em que a equipe chegou até as quartas-de-finais. O Furacão esteve ausente nas edições de 1990, 1993, 1994, 1995, 1998, 2002, 2004 e 2005. Nos anos de 2002 e 2005 o Atlético não participou por estar disputando a Libertadores.

O Atlético pode se classificar sem a necessidade de partida de volta caso vença por dois ou mais gols de diferença. Do contrário, o jogo de volta acontece em Curitiba no dia 14 de março, no mesmo horário. Se conseguir a classificação, o Atlético enfrenta o vencedor do duelo entre Criciúma e Madureira.

Acompanhe abaixo várias informações importantes sobre a estreia atleticana:

Copa do Brasil 2012

O regulamento para o ano de 2012 será o mesmo adotado nos últimos anos. Serão 64 participantes, dos quais 54 são indicados através das federações estaduais, cada uma usando o critério que achar melhor para distribuição das vagas, normalmente utilizando a classificação do campeonato estadual para esse fim. Porém, na próxima edição, a Copa do Brasil terá a participação de 86 clubes com sete fases, ocorrendo de março a novembro. Confira aqui mais informações sobre as mudanças.

Até a decisão serão seis fases (primeira fase, segunda fase, oitavas, quartas, semi e finais). Nas duas primeiras fases, caso o clube visitante vença a equipe da casa na primeira partida por uma diferença igual ou superior a dois gols estará automaticamente classificado para a próxima fase sem a necessidade de realizar a partida de volta. Para mais detalhes do regulamento da Copa do Brasil, clique aqui.

Na edição deste ano, o Atlético encara na estreia a equipe do Sampaio Corrêa. Caso avance, o Furacão encara o Criciúma ou Madureira. Nas oitavas-de-final, é possível que haja um confronto contra o Cruzeiro, cuja chave tem Rio Branco-AC, Chapecoense e São Mateus.

As melhores campanhas do Atlético foram nos anos de 1992, 1997, 1999, 2001 e 2007, quando chegou nas quartas-de-finais. Em 2007 o Atlético também teve o artilheiro da competição, Denis Marques, com cinco gols. Foi a única vez que um jogador do Furacão foi artilheiro da competição. Para saber um pouco mais da história da competição, além de algumas curiosidades sobre o segundo torneio mais importante do país, clique aqui.

Estreia atleticana

O primeiro desafio do Atlético na Copa do Brasil 2012 é contra o Sampaio Corrêa, na casa do adversário, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís (MA). A delegação atleticana viajou 3.230 km para o terceiro confronto contra a equipe do Maranhão, já que ambos se enfrentaram em 2010. Na partida de ida, empate no Maranhão em 1 a 1, com gol de Paulo Baier. Já em Curitiba, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Márcio Azevedo e Bruno Mineiro.

Para esta partida, o árbitro cearense Francisco Assis Almeida Filho foi o escolhido para comandar a estreia rubro-negra. Ele será auxiliado por Arnaldo Rodrigues de Souza, também do Ceará, e Francisco Machado Gaspar, do Piauí.

O adversário

Adversário na primeira fase, o Sampaio Corrêa, do Maranhão, é o atual líder do Maranhense 2012, com 19 pontos em oito jogos. No último domingo, venceu o Maranhão, fora de casa, pelo placar de 3 a 0. O jogo foi válido pela penúltima rodada do primeiro turno e o Sampaio já está classificado para a próxima fase. Destaque para o atacante Edgar, que vem bem na temporada e faz muitos gols e o goleiro Rodrigo Ramos, um arqueiro seguro e experiente no time.

Fundado em 25 de março de 1923, o nome Sampaio Corrêa remete ao ex-presidente do Aeroclube Brasileiro, José Mattoso de Sampaio Corrêa. O clube é o maior vencedor de campeonatos maranhenses com 28 títulos, sendo oito deles de forma invicta. Em 1998, após o título da Copa Norte, o Sampaio teve a oportunidade de disputar um torneio internacional, a Copa Conmebol. Após eliminar o América (RN) e o Deportes Quindio (Colômbia), o Sampaio caiu na semifinal do torneio diante do Santos, que se sagraria campeão.

O Tricolor tem certa tradição em divisões inferiores de Campeonatos Brasileiros. Foi campeão da Série B em 1972 em final contra o Campinense e em 1997 sagrou-se campeão invicto da Série C, em quadrangular disputado com Francana (SP), Juventus (SP) e Tupi (MG). Com estes dois títulos, o Sampaio Corrêa é um dos 15 clubes (entre eles, o Atlético) que conquistaram o título de duas divisões diferentes do Campeonato Brasileiro.

Atualmente o Sampaio Corrêa manda seus jogos no estádio Nhozinho Santos, de propriedade da prefeitura de São Luís do Maranhão. O estádio foi inaugurado no dia 1º de outubro de 1950 e tem capacidade atual para 13.500 torcedores.

O time

A delegação do Atlético chegou no início da tarde de ontem a São Luís sem o meia Paulo Baier e o atacante Guerrón, que não viajaram com a equipe por opção da comissão técnica.

Além das duas ausências, o técnico Juan Carrasco não poderá contar com os atacantes Ricardinho, Marcelo e Martín Ligüera, que se recuperam de lesões. A única dúvida fica na lateral-direita, onde Pablo e Adriano disputam posição.

Sendo assim, o Atlético deve ir a campo com: Rodolfo; Pablo (Adriano), Manoel, Bruno Costa e Héracles; Renan Foguinho, Deivid e Harrison; Bruno Furlan, Marcinho e Bruno Mineiro.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…