12 mar 2012 - 13h43

Ricardo Teixeira deixa a CBF

Ricardo Teixeira anunciou hoje a saída da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois de 23 anos. A decisão de afastamento do cartola, genro de João Havelange, ex-presidente da FIFA, aconteceu menos de uma semana após pedido de licença médica.

Em uma carta de renúncia lida pelo novo presidente da entidade, José Maria Marin, Teixeira atribuiu a saída às críticas recebidas, sobretudo após denúncias de jornalistas ingleses de suposto envolvimento dele e de Havelange em um esquema que facilitaria a negociação de cotas de TV relativas à Copa do Mundo em troca de propina.

Em sua passagem, Teixeira criou a Copa do Brasil e alcançou os títulos mundias em 1994 e 2002. O mandato também foi marcado por polêmicas, como a antecipação das eleições para presidência da CBF de 1992, impedindo os clubes de votarem, e as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) do Futebol em 2000 e 2001. Ricardo Teixeira também é presidente do COL – Comitê Olímpico Local – da Copa de 2014, cargo que também deve renunciar.

Apesar da saída do mandatário, novas eleições devem acontecer apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…