8 maio 2012 - 12h18

O novo candidato à camisa 9

“Vim para fazer gols e é isso que vou fazer”. Estas foram as palavras de José Fernando Viana de Santana, ou simplesmente Fernandão, em sua apresentação à imprensa na manhã desta terça-feira (08). O novo jogador do Atlético Paranaense para a disputa do Campeonato Brasileiro foi aprovado nos exames médicos e chega para reforçar a equipe atleticana. Centroavante de área, a nova opção para a camisa 9 do Rubro-Negro estava no Palmeiras até semana passada, quando rapidamente acertou com o Atlético.

Há pouco mais de cinco anos, Fernandão não pensava em ser jogador de futebol. Chegou a trabalhar vendendo tapetes confeccionados pela sogra de porta em porta (confira o vídeo abaixo na ocasião de sua apresentação no Palmeiras) e depois como bombeiro hidráulico antes de arriscar seus primeiros tentos. Aos 19 anos, participava de uma pelada quando foi convidado para participar de um teste no América (RJ).

“Casei cedo, com 17 anos. Eu e minha esposa ajudávamos minha sogra. Ela fazia tapete e a gente vendia. Depois, trabalhei como bombeiro hidráulico. Aí, fui jogar uma pelada e um empresário me chamou para fazer um teste. Fui lá e arrisquei”, contou ao LANCE!

Depois de passar pelo América (RJ), Fernandão jogou o seu segundo ano de profissional na Tombense (MG), onde marcou 28 gols em 49 partidas disputadas. Chamou a atenção do Flamengo e chegou ao clube carioca em junho de 2008, junto com um pacote de reforços. Mas praticamente não teve oportunidades por lá, já que o elenco estava inchado. Fez apenas um jogo, justamente diante do Atlético, na última rodada do Brasileiro daquele ano. Fernandão entrou da metade para o fim do segundo tempo na derrota por 5 a 3 e perdeu um gol feito.

Sem chances no Flamengo, o atacante tentou a sorte no exterior e passou pelo Maccabi Haifa, de Israel. Retornou ao Volta Redonda, em 2009 e, ainda no Rio, atuou pelo Macaé. Seguiu para o Paysandu e em 2011 voltou ao futebol mineiro, mas dessa vez jogando no Democrata. Novamente fez gols e rumou para o Guarani. Na equipe de Campinas marcou cinco gols em 20 jogos pela Série B. chamou a atenção do Palmeiras, que o contratou. Na equipe alviverde, jogou contra o Furacão em 2011, no empate na Baixada em 2 a 2, sendo o autor do segundo gol do time paulista (veja o gol no vídeo abaixo, aos 4’11 ). No total, anotou apenas cinco gols em 27 jogos pelo Palmeiras.

Negociação com o Atlético

Tudo aconteceu muito rápido para Fernandão no Atlético. O interesse pelo jogador surgiu no dia 24 de abril. Uma semana depois, ele foi liberado pelo Palmeiras para negociar com outro clube. No mesmo dia, deu declarações à imprensa já falando como novo jogador do Furacão. Veio para Curitiba, foi aprovado nos exames médicos e já começou a treinar com os demais companheiros no CT do Caju. Como já atuou na Copa do Brasil pelo Palmeiras, Fernandão só poderá ajudar a equipe atleticana na Série B do Campeonato Brasileiro, cuja caminhada começa no dia 19, contra o Joinville.

No Atlético, Fernandão é o 12º atacante a integrar o Furacão, que já conta com Bruno Furlan, Bruno Mineiro, Edigar Junio, Guerrón, Léo Mineiro, Marcelo, Morro García, Nieto, Patrick, Taiberson e Ricardinho. Porém, apenas Bruno Mineiro e Nieto se assemelham às suas características, jogando mais na área como referência.

Ficha Técnica

Nome completo: José Fernando Viana de Santana
Posição: atacante
Nascimento: 27/03/1987
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1.92m
Peso: 85kg
Clubes por onde passou: América (RJ), Tombense (MG), Flamengo, Maccabi Haifa (ISR), Volta Redonda, Macaé, Paysandu, Democrata (MG), Guarani e Palmeiras.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…