A honestidade está fora de moda!
É lamentável o que estamos vendo neste medíocre Campeonato Paranaense. As barbáries cometidas em favor do Coritiba ao longo de todo o certame é apenas o reflexo do triste momento que pelo qual está passando o sofrível futebol paranaense.
Como é que vamos exigir respeito dos outros Estados se não nos respeitamos dentro de nossos próprios domínios? As regras dos demais campeonatos estaduais não se aplicam aqui. Vejam o exemplo do campeonato paulista deste ano, o Guarani e a Ponte Preta foram superiores dentro de campo ao Palmeiras e ao Corinthians respectivamente e, por este motivo, fizeram uma das semifinais (que muitos apostavam seria um clássico entre Palmeiras e Corinthians).
Mas aqui no Paraná, aqui não, aqui é e sempre será, com raras exceções, uma disputa para ver quem irá para a final contra o Coritiba, isso quando não derem o título direto a eles sem uma decisão em jogos extras. Eu disse isso mesmo: DEREM o título a eles como será este ano, ou alguém tem dúvidas sobre quem será o campeão no próximo domingo? Vocês realmente acham que fizeram tudo o que fizeram neste campeonato até aqui para chegar o último jogo e deixarem a decisão por conta da capacidade técnica de cada equipe, arriscando que o Coritiba perca o título para o Atlético?
Por isso foi que coloquei que a honestidade está fora de moda, e não somente a honestidade, a ética, o respeito, a moralidade, o caráter, nada mais disso se vê a partir do momento que o Coritiba entre em campo. Pois, a partir deste momento, a regra passa a ser outra, o objetivo passa a ser defender de todas as formas possíveis e inescrupulosas os interesses do time da RPC e dos injustos e mentirosos jornais desta cidade.
Mas pasmem, ainda há aqueles que conseguem ver razão e civilidade nisso tudo. Vejam o exemplo do Sr. Jairo Rosa, que se diz Atleticano e por duas vezes nestas últimas semanas veio defender o Coritiba, inclusive chegando a afirmar que eles sabem fazer melhor futebol que o Atlético.
Deixe-me lhe fazer uma pergunta, Sr. Jairo: o senhor tem certeza de que o que é praticado pelo Coritiba é futebol? Pois para mim todas as barbaridades que presenciamos ao longo deste campeonato em favor do Coritiba não foi futebol, FOI CRIME, e em qualquer lugar um pouco mais civilizado deste planeta este campeonato teria sido impugnado.
Agora vejo o mesmo Sr. Jairo fezando o comentário de que também houve um pênalti a favor do Coritiba quando a bola bateu na mão de Bruno Costa, mas ele se esqueceu de obsevar que no lance que originou esta suposta penalidade houve falta no Manoel, que foi empurrado por trás pelo jogador do Coritiba e em seguida a bola foi cruzada para a área. E, sinceramente, alguém aqui acredita que o árbitro não deu o pênalti sobre o Zezinho para compensar alguma coisa e que do contrário ele o teria marcado? Ah, faça-me o favor, o Coritiba foi beneficiado durante todo o campeonato e moralmente sequer deveria estar nesta final.
Senhores, eu não nasci em Curitiba e até meus 12 anos de idade era flamenguista doente, mas me tornei Atleticano após vir morar em Curitiba e passar a presenciar as constantes (e bota constantes nisso) falcatruas em favor do Coritiba, e que não são de hoje. Acompanho o futebol paranaense há mais de 25 anos e sempre foi assim, e me admira que um senhor que ao que parece já é de certa idade (e que merece todo o meu respeito) vir aqui falar uma bobagem destas. Eu antes mesmo de me tornar Atleticano já era anti-coxa porque não aprovo e nunca aprovarei qualquer ato de desonestidade que venha a contrariar a minha índole, e o Coritiba representa tudo o que há de mais ruim no futebol brasileiro, é a síntese da podridão que assola o nosso futebol, e salvo a providência divina, este será o time campeão do estado no próximo domingo.
Sinceramente, se as regras de futebol tivessem sido respeitadas até mesmo o Londrina merecia muito mais estar nesta final do que o Coritiba.
E onde fica a honestidade, a ética e o respeito aos torcedores de futebol? Esta é uma resposta que não sei dizer, mas com certeza bem longe desta cidade.