Ex-atleticano tenta voltar ao futsal
Mithyuê está prestes a voltar às origens. Cinco anos depois de trocar o futsal pelo futebol, o meia cansou dos altos e baixos nos gramados. Negocia uma saída amigável do Grêmio para retomar o sucesso nas quadras. Está em Porto Alegre, após voltar de empréstimo do Juventude, à espera de uma definição.
Quem trata da nova mudança é o empresário Fabiano Carpegiani, o mesmo que, em 2008, levou o jovem para o Grêmio. Na época, Mithyuê atuava no Joinville e era apontado como o novo Falcão. Porém, aceitou o desafio de integrar o time júnior do Grêmio treinado por Julinho Camargo atual auxiliar de Paulo Roberto Falcão no Bahia.
“A decisão é do jogador. Ele está desmotivado com a vida no futebol. Teve um bom começo, mas a lesão, a concorrência e as poucas oportunidades o prejudicaram. Estou conversando com o Grêmio para encontrar uma maneira de resolver isso. O bom senso deve imperar numa hora dessas”, disse Carpegiani em entrevista ao GloboEsporte.com
Em 2008, Mithyuê foi campeão do Brasileirão Sub-20 com gol na final diante do Sport. Chegou a ser eleito o melhor da competição. Na temporada seguinte, subiu ao profissional e, por causa de lesão no joelho esquerdo, não teve chances nem com Celso Roth e tampouco com Paulo Autuori. Foi estrear apenas com o interino Marcelo Rospide, em 6 de dezembro de 2009, contra o Flamengo, na última rodada Brasileirão, quando o time gaúcho atuou com reservas e viu o carioca ser campeão deixando o Internacional em segundo lugar.
Já em 2010, com Silas, Mithyuê teve mais chances. O primeiro gol saiu contra o São José de Porto Alegre, em 13 de fevereiro, pelo Gauchão. Depois, com a contratação de Hugo, Leandro e Douglas, perdeu espaço novamente. Foi emprestado ao Atlético-PR até 2011. Depois de recusar oferta do Botafogo, foi cedido ao Juventude no começo de 2012. E agora volta ao futsal: o clube com o qual negocia é mantido em sigilo.
O contrato de Mithyuê com o Grêmio termina em 31 de dezembro de 2012. A direção ainda avalia qual medida tomar com o jogador.