A Vila Capanema nem é do Paraná! Que direito eles têm de proibir qualquer coisa?
O Paraná Clube surgiu de várias fusões. Um dos clubes que originou o tricolor era o Clube Atlético Ferroviário. Um clube atípico, pois legalmente os jogadores na verdade eram funcionários da Rede Ferroviária Federal. A Vila Capanema, da mesma forma, pertencia à Rede.
Em última estância, a Vila Capanema nunca pertenceu a nenhum clube particular, mas sim ao Governo Federal.
A história é esta: O Paraná teria conseguido a Vila com uma ação de usucapião, posteriormente anulada em outubro de 2009, quando a Rede recorreu.
Isso porque em bens públicos não se aplica usucapião. Pode-se visualizar o documento de 2009 neste link:
http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=trf4&documento=3027224&hash=5fe4043f8eb5cd190e24c90f39007a66
Infelizmente não tenho conhecimentos técnicos para melhor análise desse documento, tampouco sei qual a situação da Vila agora, em 2012. De qualquer forma convido os rubro-negros a ficarem com os olhos bem abertos nesta situação, não só como atleticanos, mas como cidadãos brasileiros, pois a ‘invasão’ desse bem público é uma afronta à legalidade.
Curioso é o cinismo da diretoria do time adversário, fingindo que tal situação não existe. Se for da União o estádio, nada mais justo que ceder a quem cederá o próprio estádio para a Copa, que por sua vez também é um evento que envolverá muito dinheiro público.