O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
12 jun 2012 - 15h17

A Carta 2 – Erasmo de Roterdão

ERASMO DE ROTERDÃO (1467-1536)

Texto formatado a partir de Informações copiladas do site http://www.consciencia.org/erasmo.shtml
e que estão similares em muitos outros sites.

Em verdade, e como não gosto de mentir, chamava-se Erasmo de Rotterdam e mais em verdade ainda, seu nome era Desidério Erasmo, humanista holandês.

Viveu no auge na reforma protestante e sua vida foi pautada em denunciar que havia na Igreja distancia da fé, tinha em suas falas que o cristão deveria seguir os ensinamentos básicos de Cristo como por exemplo:

‘Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse amor,seria como címbalo que retine ou sino que bate, E ainda que eu tivesse tanta fé que pudesse transportar montes e não tivesse amor de nada me adiantaria’ ou…

‘O que queres que os homens façam por ti, faça igualmente por eles.’ ou ainda

‘Bem aventurados os pacificadores,porque serão chamados filhos de Deus.’

Destacava que a estrutura da igreja e da vida monástica haviam se tornado distantes do amor de Deus.

ELOGIO A LOUCURA

Sua mais conhecida obra,(dedicado a Thomas More) onde apresenta a loucura como uma deusa que conduz as ações humanas. Identifica a loucura em costumes e atos como o casamento e a guerra. DIZ QUE É ELA QUE FORMA AS CIDADES, MANTÉM OS GOVERNOS, A RELIGIÃO E A JUSTIÇA. Ele critica muitas atividades humanas, identificando nelas mediocridade e hipocrisia. Vejamos o que ele diz sobre os filósofos e a loucura:

“OS FILÓSOFOS – GABAM-SE DE SEREM OS ÚNICOS SÁBIOS, MAS SE TIRARmMOS O VÉU DE ORGULHO E PRESUNÇÃO VEREMOS QUE NÃO PASSAM DE RIDÍCULOS LOUCOS.”

DE ERASMO AO ATLÉTICO

Gosto de frases como a que está em Tótem da Universidade de Heidelberg de autoria de Wilhelm Von Humbolt , iluminista e humanista(considerado criador da Universidade Moderna):

“Estamos no primado da verdade sobre a utilidade”.

Gosto de frases como:
“Não se dúvida dos fatos e sim das interpretações”(Não me recordo o autor).

Enfim, junto as duas para dizer que a bem da verdade o Atlético foi feito por várias pessoas inclusive você que esta lendo esta missiva (Acredita?), e sua torcida e isto é um fato e não uma interpretação utilitária de frases de personalidades da história.

Que Deus nos abençoe (O verdadeiro) para acabarmos com divisões e que nos seja dada a luz do convívio entre atleticanos…apenas e tão somente atleticanos…com uma única pecha…a de ser atleticano…loucos pelo Atlético.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…