O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
18 jun 2012 - 17h28

O Führer Petraglia

Mario Celso Petraglia já deixou seu nome gravado indelevelmente na história atleticana.

O seu grande legado à posteridade será a Arena da Baixada, o estádio Joaquim Américo concluído, palco do futuro rubro-negro. Futuro este que almejamos repleto de glórias e conquistas, quiçá a conquista da Libertadores da América nos credenciando ao Título Mundial inter-clubes.

O retorno a nossa casa será a única alegria para os próximos meses magros que virão, pois não acredito que subiremos em 2012. Quem sabe 2013 se iniciarmos o planejamento já. Infelizmente MCP não tem vocação para a diretoria de futebol e os frutos de seu trabalho estão únicamente direcionados à área administrativa voltada a tudo que diz respeito à Copa do Mundo.

A sua arrogância e destempero permitiu que o coxa e o paranito nos voltassem as costas criando prejuízo incalculável ao Atlético que terá de administrar uma situação impensada meses atrás. O Caranguejão mostrou-se a princípio incomodo e desconfortável ao Atlético. Grama horrorosa, piso duro e irregular, cheio de morrinhos artilheiros (quem sabe o Morro não se dê bem lá, rsrsrsrs) poucos torcedores presentes, dificuldades logísticas na chegada a Paranaguá, indiferença da torcida local pelo preço elevado dos ingressos,etc.

Mas o que me leva a escrever este texto foi uma divagação que tive ao relembrar de episódios relacionados a Segunda Guerra Mundial e a semelhança de situação encontrada no Atlético comparando-se à Alemanha pós Primeira Guerra Mundial.

A Alemanha quando perdeu a guerra de 1914-1918 foi humilhada, rebaixada e forçada a entregar territórios que antes lhe pertenciam, além de sofrer danos financeiros incalculáveis e inflação descomunal, deixando o país individado e arruinado.

Foi quando surgiu o Partido Nacional Socialista, mais conhecido como nazista, tendo em seu bojo a figura do Führer Adolf Hitler, que alçou ao posto de chanceler em 1933 conduzindo a Alemanha a um patamar de prosperidade. Reconstituiu as forças armadas e construiu estradas, monumentos, prédios, estádios para as Olimpíadas de 1938, etc.

Muito bem, Hitler era um estadista e não um militar. Também era um grande criminoso, vide o que fêz contra a humanidade. Quando resolveu dirigir pessoalmente a guerra, em detrimento dos competentes generais germânicos foi um salve-se quem puder. As derrotas alemãs na Segunda Guerra foram porque o Führer não conhecia nada de guerra e estratégia.

Não estou chamando Petraglia de Hitler, vai aí uma distância muito grande. Mas Mario Celso não entende nada de futebol e quando se mete a dar algum pitaco neste meio, tenha certeza que algum desastre se avizinha, quando não um cataclismo.

Espero que MCP depois de concluir a Baixada deixe os destinos rubro-negros se guiarem naturalmente sem serem contaminados pelo ódio, pelo rancor, pelas picuinhas, pelos falacianos de plantão, pelos corneteiros e todos aqueles que se dizem atleticanos, mas que parece e até desejam que a vaca vá pro brejo.

Petraglia, você já tem o nome vinculado a história do Clube Atlético Paranaense, termine a Arena, pegue o boné e vá cuidar dos seus netinhos, pois criança é imediatista, quer que o Atlético dê alegria agora, não são como nós veteranos sofredores e que temos ainda a esperança no bojo de nossa alma atleticana.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…