Confira a análise tática do Ceará
O Alvinegro cearense receberá o Furacão no Estádio Presidente Vargas, neste sábado, às 16h20, em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Vovô vem de um empate diante do Joinville em Santa Catarina. Durante a semana que passou, o treinador PC Gusmão pediu atenção especial e vontade tática de todos os jogadores para que marquem, pois para ele, falta pegada na hora da equipe se defender.
PC Gusmão deverá manter o mesmo time que disputou as duas últimas partidas (vitória contra o ABC, e o empate com o JEC no último sábado). Assim, a provável equipe titular terá a formação do 4-4-2 padrão quando defende, mas quando ataca transforma-se num 4-3-1-2, com os dois zagueiros postados no centro, dois volantes (sendo um de marcação e o segundo tendo um pouco mais de liberdade), um meia que cadencia o jogo e um meia atacante, que é o criador das jogadas e pode chegar como um terceiro atacante quando as jogadas são criadas pelos flancos do ataque cearense.
O 11 titular deverá ser composto por: Fernando Henrique; Apodi, Daniel Marques, Luizão e Eusébio; Éverton, Jardel, Robston e Rogerinho; Mota e Romário.
Os comandados do Ricardo Drubscky deverão ter atenção especial com o trio ofensivo, que é formado por Rogerinho, Mota e Romário, pois dos 10 gols marcados pelo time cearense, o trio anotou seis, com cada um dos jogadores marcando dois gols. Vale lembrar que enquanto Romário é um atacante jovem e muito veloz, que busca jogada rápida e individual para marcar seus gols, Rogerinho e Mota são mais experientes e têm um faro de gol mais apurado.
O Atlético deverá explorar o meia Eusébio, que tem jogado improvisado na lateral esquerda, mas vem tendo boas atuações, inclusive como um grande marcador. E também deverá explorar as bolas que poderão ser alçadas nas costas do Apodi, que sobe com frequência e pode deixar uma avenida aberta pelo lado esquerdo do ataque rubro-negro. Outro fator a ser explorado, caso o Atlético tenha um ataque veloz em campo, é o fato do Ceará parar diversas jogadas com falta, assim podendo criar oportunidades em bolas paradas.
O Atlético deverá sofrer uma pressão no começo do jogo no PV. Mas passado o ímpeto dos 10 minutos iniciais, tanto do primeiro quanto do segundo tempo, o Furacão terá condições de melhorar o seu jogo e talvez até impor o seu ritmo. O time montado por Ricardo Drubscky nesta quinta-feira antes da viagem com destino ao Ceará só teve uma alteração com relação ao último jogo (saída de Harrison e entrada do Pablo). O time que treinou foi formado por: Weverton; Gabriel Marques, Manoel, Cleberson e Héracles; Deivid, Renan Teixeira, Paulo Baier e Pablo (Renan Foguinho); Edigar Junio e Fernandão.
Reportagem: Maurício Matsueda