22 jun 2012 - 1h08

Confira a análise tática do Ceará

O Alvinegro cearense receberá o Furacão no Estádio Presidente Vargas, neste sábado, às 16h20, em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Vovô vem de um empate diante do Joinville em Santa Catarina. Durante a semana que passou, o treinador PC Gusmão pediu atenção especial e vontade tática de todos os jogadores para que marquem, pois para ele, falta “pegada” na hora da equipe se defender.

PC Gusmão deverá manter o mesmo time que disputou as duas últimas partidas (vitória contra o ABC, e o empate com o JEC no último sábado). Assim, a provável equipe titular terá a formação do 4-4-2 padrão quando defende, mas quando ataca transforma-se num 4-3-1-2, com os dois zagueiros postados no centro, dois volantes (sendo um de marcação e o segundo tendo um pouco mais de liberdade), um meia que cadencia o jogo e um meia atacante, que é o criador das jogadas e pode chegar como um terceiro atacante quando as jogadas são criadas pelos flancos do ataque cearense.

O 11 titular deverá ser composto por: Fernando Henrique; Apodi, Daniel Marques, Luizão e Eusébio; Éverton, Jardel, Robston e Rogerinho; Mota e Romário.

Os comandados do Ricardo Drubscky deverão ter atenção especial com o trio ofensivo, que é formado por Rogerinho, Mota e Romário, pois dos 10 gols marcados pelo time cearense, o trio anotou seis, com cada um dos jogadores marcando dois gols. Vale lembrar que enquanto Romário é um atacante jovem e muito veloz, que busca jogada rápida e individual para marcar seus gols, Rogerinho e Mota são mais experientes e têm um faro de gol mais apurado.

O Atlético deverá explorar o meia Eusébio, que tem jogado improvisado na lateral esquerda, mas vem tendo boas atuações, inclusive como um grande marcador. E também deverá explorar as bolas que poderão ser alçadas nas costas do Apodi, que sobe com frequência e pode deixar uma avenida aberta pelo lado esquerdo do ataque rubro-negro. Outro fator a ser explorado, caso o Atlético tenha um ataque veloz em campo, é o fato do Ceará parar diversas jogadas com falta, assim podendo criar oportunidades em bolas paradas.

O Atlético deverá sofrer uma pressão no começo do jogo no PV. Mas passado o ímpeto dos 10 minutos iniciais, tanto do primeiro quanto do segundo tempo, o Furacão terá condições de melhorar o seu jogo e talvez até impor o seu ritmo. O time montado por Ricardo Drubscky nesta quinta-feira antes da viagem com destino ao Ceará só teve uma alteração com relação ao último jogo (saída de Harrison e entrada do Pablo). O time que treinou foi formado por: Weverton; Gabriel Marques, Manoel, Cleberson e Héracles; Deivid, Renan Teixeira, Paulo Baier e Pablo (Renan Foguinho); Edigar Junio e Fernandão.

Reportagem: Maurício Matsueda



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…