O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
12 jul 2012 - 17h31

Como dia dizia Nelson Rodrigues…

Nação Rubro-Negra, após a final da Copa do Brasil 2012, tudo acabou bem, mas algumas questões surgiram em minha mente e queria compartilhá-las com vocês.

Mas afinal e o futebol paranaense?

Pois bem, o futebol paranaense encontra-se na área fronteiriça entre os grandes e os pequenos.

Sim, não tenho dúvidas disso.

Vamos pensar em resultados. Um brasileirão pra cá, outro pra lá, umas cinco séries B, uma seletiva e um torneio do povo.

Contra quem, a dupla Atletiba, foi campeã nacional? São Caetano e Bangu. Torneio do Povo contra o Bahia se não me falhe a memória.

Se formos analisar a fundo a única vez que o futebol do Paraná foi campeão em cima de um clube “grande”, do eixo “RJ, SP, RS e MG”, foi o Atlético na seletiva da libertadores de 1999, quando venceu o Cruzeiro. Pois afinal o que é a Copa do Brasil senão uma seletiva pra libertadores, tem todo um glamour diferenciado, é disputada todo ano, a seletiva foi apenas uma vez, mas enfim, valia a mesma vaga na libertadores.

Outras competições que devem ser mencionadas. Sul Minas, três vices 1999, 2001 e 2002, com o trio de ferro perdendo pra Grêmio, Cruzeiro e Cruzeiro. E é claro, o Brasileiro de 2004, Libertadores 2005, Copa do Brasil (BI-Vice) 2011/2012.

E ae?

Se por um lado é bom, pois nossos rivais, não ganham nada de importante, por outro é ruim, pois, estamos inseridos no contexto do futebol desse Estado, temo por isso meus senhores.

Temo porque, pode ser que o bonde da história tenha passado por nós lá por 2002 a 2005 e não pegamos. Como talvez tenha passado esse últimos dois anos por nossos vizinhos que, pelo jeito, também o perderam.

Uma das, senão a fase mais áurea do futebol do Paranaense, foi quando os três estavam na A. Me lembro bem que essa foi uma fase em que os times do Rio de Janeiro estavam quebradaços financeiramente, Corinthians e Palmeiras mal administrados, salvava-se Santos, São Paulo, Cruzeiro, Galo e Grêmio, após o Inter, houve troca de posições entre os mencionados.

Hoje em dia todos os times do “eixo”, estão se estruturando, estádio novos, centros de treinamentos, e no quesito que sempre foram superiores a nós, estão imbatíveis, até porque estão históricas é claro: receita, visibilidade, enfim, uma acaba sendo conseqüência da outra.

A única competição que era “mel na chupeta”, não será mais, a Copa do Brasil, vai ser disputada no segundo semestre e contemplará os times que disputam a libertadores, ou seja, acabou a mamata de chegar na final, jogando só contra times do segundo, terceiro escalão, e lá de vez em quando pegar um graúdo pela frente, voltou a ser competições entre os melhores times do País, MESMO!

Falando por nós, temos que pensar um futebol realmente de vanguarda, porque teremos, passada a atual fase de construção do Estádio e finalização da estrutura, que voltar a figurar entre os grandes do futebol brasileiro efetivamente, disputando títulos porque só assim, talvez um dia, sabe-se lá por qual razão, consigamos acabar com o complexo do vira-lata, como falava Nelson Rodrigues, ao falar do povo brasileiro, mas que no futebol bem se aplica ao Paraná: por ‘complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima.

A verdade é uma só, nunca acreditamos em nossos times, quando é rival então, ficamos esperando pegar um time bom (normalmente do eixo) para que o rival perca, e não é que sempre perde!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…