Confira a análise tática do ABC
O Furacão entrará em campo diante do ABC de Natal na tarde deste sábado, às 16h2, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. O Rubro-Negro vem de uma vitória na última terça sobre o Ipatinga, no mesmo estádio e busca sua segunda vitória consecutiva, enquanto o ABC busca a recuperação fora de casa, pois no sábado passado foi derrotado em casa pelo Vitória, pelo placar de 1 a 0.
O ABC ocupa a 16ª colocação na tabela, com os mesmos nove pontos do Bragantino que está na ZR. Já o Furacão subiu para 12º na tabela, depois de ter vencido o Ipatinga. O jogo para o time potiguar vale o distanciamento da ZR, enquanto para o time rubro-negro a vitória significa poder terminar a rodada na 8ª colocação.
O técnico Ademir Fonseca terá que mexer bastante no time, pois cinco desfalques já são certos no time do ABC. Fonseca tem três jogadores que estão fora por cartões. O meia Raul e o zagueiro Pedro cumprem suspensão automática pelo terceiro amarelo, e o meio-campista Guto foi expulso. Os três jogadores receberam cartão diante do Vitória no último sábado. Além disso, Fonseca perdeu o jogador Eduardo, que foi negociado com o futebol ucraniano, e o último desta lista é o atacante Éderson, que não poderá atuar por pertencer à equipe do Furacão.
Mas o ABC também te rá ao menos um estreante em campo. Existem três reforços que já estão regularizados: o lateral-direita Ivan, o meio-campista Fernando e o atacante Allan. Destes três, Ademir Fonseca já adiantou que Ivan fará a sua estreia no lugar de Pedro, que cumprirá a suspensão automática.
Em virtude de todas as alterações que se fazem necessárias no ABC, o treinador Ademir Fonseca já alterou o esquema, tirando um zagueiro e colocando um volante mais marcador no time, para travar o jogo na meia cancha. Para Ademir, se o ABC sair com um empate de Paranaguá, já está de bom tamanho para o alvinegro potiguar.
Ademir deverá escalar o ABC no 4-4-2, com o onze titular formado por: Andrey; Ivan, Alison (Leandro Cardoso), Flávio Boaventura e Renatinho Potiguar; Bileu, Henik, Jérson e Erivelton (Fernando); Washington e Adriano. O ABC com a bola nos seus pés, deverá atacar muito com Ivan.
No Atlético, Jorginho manterá o esquema com o qual o time venceu o Ipatinga na última terça-feira. O Furacão jogará no 4-3-3, com algumas possíveis alterações, pois Cleberson foi liberado e está à disposição de Jorginho. Além disso, Ricardinho cumprirá suspensão automática e os recém contratados estão liberados para o jogo.
Assim, o time titular deverá estar assim escalado e treinou nesta sexta-feira foi: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Wellington Saci; Renan Foguinho, João Paulo e Paulo Baier; Marcelo, Bruno Furlan e Tiago Adan.
O principal trunfo do ABC são as laterais. Mesmo tendo um estreante pela lateral direita, Ademir Fonseca já falou que gostou do poder ofensivo e da velocidade que Ivan pode colocar ao ataque alvinegro. Raul, o principal artilheiro do ABC está suspenso, e com isso a responsabilidade pelo arremates ficarão por conta do meia-atacante Erivelton, e dos atacantes Washington e Adriano. Washington é um atacante de referência e tem boa qualidade nas jogadas aéreas, já Adriano é mais veloz e poderá usar sua velocidade em cima de Luis Alberto.
Para o Rubro-Negro, as jogadas deverão acontecer pelas laterais, principalmente pela lateral esquerda, pois o lateral-direita do alvinegro potiguar é o estreante Ivan, que joga em alguns momentos como um ala e frequenta bastante o campo de ataque. Assim, o lateral-esquerda rubro-negro terá muito espaço para criar jogadas com Marcelo e Wellington Saci.
Reportagem: Maurício Matsueda, para a Furacao.com