União e diplomacia
O Corinthians era o único time do eixo Rio-SP que nunca havia conquistado uma Libertadores. Tornou-se uma obsessão para o corintiano obter este prêmio que significava sua conquista maior e alvo de sua suprema aspiração, igualando-se a palmeirenses, sampaulinos e santistas.
Mas não haveria este desejo imensurável de conquista se este importante Título não houvesse sido conquistado pelos times referidos acima.
Nesta linha de pensamento chego a imaginar a importância que uma conquista nacional possa estabelecer em nível regional, observando-se uma ascenção àquele futebol apresentado pelo rival tendo por escopo a melhora do nível técnico, administrativo e profissional daquele time que ainda não possui um Título da importância de uma Libertadores.
A Copa do Brasil atualmente representa uma conquista nacional que só é menos importante que um Campeonato Brasileiro da série A.
E os coxas chegaram às finais por duas vezes consecutivas. Não conquistaram o título porque sabemos que um clube fora do Eixo Rio-SP-RS-MG não tem a representatividade política exigida. Infelizmente em muitas áreas, não só esportiva, ainda somos a 5a. Comarca de São Paulo.
E sabem porque somos assim tão insignificantes? Porque somos uns tolos em torcer para a desgraça de nossos rivais. Impediram que o Atlético disputasse a final da Libertadores em Curitiba, enquanto anos depois, em Minas, o Galo entregava a rapadura para a Raposa. O Furacão está impedido de jogar em Curitiba por picuinhas ridículas, enquanto isso o Corinthians joga uma final inter-continental em um estádio que não comportava a lotação exigida. E nem se cogitou qualquer reclamação por parte de outros clubes paulistas.
Isso tudo é revoltante, imagine só caro leitor se o Atlético fosse prejudicado numa final de Copa do Brasil, tendo um penalti não marcado a seu favor e um gol em impedimento assinalado contra nós. Os coxas foram prejudicados no primeiro jogo em Barueri e sofreram um gol de bola parada em falta inexistente quando tinham tudo para fazer seu segundo e quiçá o terceiro gol.
E daí se eles vencessem a Copa do Brasil? Seria um estímulo para nós atleticanos sobrepujar nossos rivais, teríamos ao menos um objetivo maior, e não apenas o de ficar lutando contra o rebaixamento, inicialmente na Série A e agora na Série B.
Óbviamente teremos alegrias quando a Arena estiver concluída, afinal é o objetivo principal da Diretoria, reconheço que estão sendo feitos esforços no futebol com as novas contratações, mas para melhorarmos ainda mais, esforços devem ser feitos no campo diplomático para um salutar entendimento tripartite entre os grandes da capital só assim poderemos aspirar dias melhores para o futebol paranaense e principalmente para o Atlético.
Precisamos voltar a jogar em Curitiba o quanto antes, é fundamental para o Furacão.