Confira a análise tática do Criciúma
O Atlético entrará em campo neste sábado com uma missão nada fácil. O adversário será o líder Criciúma, em jogo que será realizado no Complexo Fernando Charub Farah, o Gigante do Itiberê em Paranaguá. Jogo será válido pela 18ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Furacão tentará repetir a vitória diante dos catarinenses, já que conseguiu derrotá-los em duas oportunidades em 2012, pela Copa do Brasil. O time rubro-negro precisa da vitória para tentar diminuir a diferença para o G4. Se hoje a diferença é de sete pontos, em caso de uma excelente combinação de resultados, a diferença poderá ser de apenas quatro ao término da rodada.
O tigre catarinense vem de dois jogos de invencibilidade. O último revés aconteceu diante do Joinville, em jogo válido pela 15ª rodada. Já o Furacão vem de duas vitórias consecutivas e buscará a terceira vitória a todo custo.
Paulo Comelli, treinador do Criciúma, terá duas alterações confirmadas. Do time que começou o jogo diante do América-RN o Tigre não poderá contar com o goleiro Douglas Leite (sofreu um estiramento) e com o atacante Zé Carlos (expulso), assim Comelli colocará em campo o goleiro Michel Alves e o atacante Gilmar. Além dessas alterações, no treino de ontem, Paulo Comelli tirou o lateral direito Robert e o meio Válber, e os garotos Ezequiel e Fransérgio retornaram ao time titular.
O Criciúma que treinou ontem e deve começar o jogo amanhã contará com: Michel Alves; Ezequiel, Matheus Ferraz, Nirley e Marlon; Possebon, Fransérgio, Kleber e Giovanni Augusto; Lucca e Gilmar.
Pelo lado rubro-negro, Ricardo Drubscky promoverá duas alterações se comparado ao time que iniciou o jogo diante do ASA na última terça-feira. Saem do time o zagueiro Luiz Alberto e o volante Derley, e irão para o jogo os volantes João Paulo e Deivid. Assim, Drubscky recuará, novamente, o garoto Cleberson para a zaga, e João Paulo e Deivid assumiram a linha de proteção a defesa rubro negra. O onze inicial para amanhã contará com: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; João Paulo, Derley, Henrique, Felipe e Elias; Marcão como referência.
A partida terá um confronto de opostos. O Furacão tem a terceira melhor defesa da Série B, com apenas 15 gols sofridos, enquanto o Criciúma tem o melhor ataque do campeonato, com 42 gols marcados. Por outro lado, o Furacão marcou apenas 20 gols no campeonato, ou seja menos da metade dos gols que o tigre catarinense. Mas a zaga do Criciúma sofreu 28 gols (4ª pior defesa da Série B), ou seja, sofreu quase o dobro de gols que o time rubro-negro.
Fique de Olho: O Atlético deverá ter cuidado com o forte ataque do Tigre Catarinense. Mesmo com Zé Carlos (artilheiro da Série B) suspenso, o poder ofensivo do Criciúma é muito forte, principalmente com Giovanni Augusto e Lucca. Além deles, Gilmar que iniciará o jogo foi quem deu a vitória ao Criciúma na terça-feira, diante do América-RN.
Caminhos da vitória: Parece tão clichê falar que tem que usar as laterais para ter vantagem ofensiva. E contra o Criciúma não será diferente, os laterais são jovens e em alguns momentos a experiência faz falta. Eles apóiam bem e atuam em inúmeros momentos com subidas simultâneas, enfraquecendo todo o sistema defensivo, além disso, tanto Ezequiel quanto Marlon possuem muitas limitações na marcação, e cometem inúmeras faltas. Contra ataques rápidos e Henrique e Felipe utilizando bem os lados do campo poderão ter diversas oportunidades de arremate a gol. Maranhão também terá fundamental importância no apoio ofensivo, e em triangulações com os meias.
Reportagem: Maurício Matsueda, especial para a Furacao.com
Colaboração: Maurício do Vale