Sistema defensivo foi um dos pontos altos
Na vitoriosa campanha na Série B, que garantiu o retorno do Furacão à elite do futebol brasileiro, um dos pontos altos da equipe foi o setor defensivo.
Capitaneada por Manoel, contando com a segurança de Cleberson e as boas defesas de Weverton, a defesa do Rubro-Negro foi a melhor da competição, com apenas 37 gols sofridos, ao lado da do Goiás.
Além da dupla de zaga titular, merecem destaque as atuações de Luiz Alberto que, quando solicitado, sempre entrou bem e manteve a regularidade.
O desempenho defensivo do Furacão em 2012 foi um dos melhores de todas as edições da Série B, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
Em 2006, o Sport terminou em 2º lugar com a melhor defesa do campeonato, com 36 gols sofridos. Em 2007, a melhor defesa foi a do 10º colocado, o São Caetano, com 39 gols contra. Em 2008, o campeão Corinthians sofreu apenas 29 gols, mesmo número sofrido pelo Vasco da Gama, campeão em 2009. No ano de 2010, a melhor defesa foi a do vice-campeão Figueirense, com 37 gols sofridos e, em 2011, da campeã Portuguesa, com 38.