6 jul 2013 - 0h01

Confira a análise tática do Grêmio

O Furacão recomeça neste sábado (06) a disputa no Campeonato Brasileiro 2013. E a missão rubro-negra será enfrentar o Grêmio, equipe que terá no banco de reservas um dos principais fatores que fará o Tricolor gaúcho jogar. Renato Portaluppi retornou ao clube depois de dois anos longe da equipe gaúcha.

O Grêmio viveu momentos instáveis nesta temporada, com a eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores da América para o Santa Fé, da Colômbia. Já no Campeonato Gaúcho, a equipe azul de Porto Alegre fez um campeonato fraco, sem conseguir chegar até a final de nenhum dos dois turnos. Mas este primeiro semestre conturbado no Grêmio é passado, assim como Vanderlei Luxemburgo. Com Renato Gaúcho no banco, a equipe terá apenas dois desfalques: o lateral-direita Pará, que cumpre a suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, e o meia Jean Deretti, com lesão muscular. Ainda há a possível ausência de Elano na meia cancha gremista.

Mesmo com a venda do volante Fernando, o Grêmio se destaca pela forte marcação. Renato Gaúcho deve montar o time no 4-1-3-2 com Adriano atuando como volante de marcação, ficando postado na frente da zaga e deixando Souza como segundo volante, mas que atuará no meio-campo, deixando Zé Roberto aprofundar as jogadas pela esquerda e Elano (ou Guilherme Biteco) com total liberdade pela ponta direita. A zaga atleticana deverá ter muita preocupação com Zé Roberto, que tem muita qualidade no passe e deverá criar as principais oportunidades para o Grêmio, principalmente quando estiver próximo de Alex Telles e Vargas, para triangularem pela ponta esquerda. Além disso, o setor defensivo rubro-negro terá que ter muito cuidado com as bolas aéreas que irão “procurar” o atacante Barcos, que tem qualidade nas jogadas aéreas.

No Atlético, Drusbcky tem duas dúvidas e três ausências para definir a equipe que enfrentará o Grêmio. O treinador rubro-negro não definiu quem atuará pela lateral esquerda e ainda estuda a possibilidade de iniciar o confronto diante do Grêmio com Paulo Baier já no 11 inicial. Na lateral esquerda, a briga fica entre Juninho e Pedro Botelho. Ricardo Drubscky deverá escalar Luiz Alberto e Bruno Silva no lugar dos lesionados Cleberson e Deivid. Além dos dois defensores machucados, o comandante do Furacão não poderá contar com Douglas Coutinho.

Escalações

Atlético-PR*: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho (Juninho); Bruno Silva, João Paulo, Felipe, Paulo Baier (Zezinho) e Everton; Éderson.
Grêmio*: Dida; Moisés, Bressan, Wesley e Alex Telles; Adriano, Souza, Zé Roberto e Elano (Guilherme Biteco); Vargas e Barcos.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: No lado esquerdo do ataque gremista. Com Zé Roberto dominando as ações e contando com o apoio do lateral Alex Telles e a aproximação do atacante Vargas, as principais jogadas do Tricolor gaúcho podem acontecer por este lado do campo. Faltas muito próximas da área atleticana deverão fazer com que Weverton tenha muito trabalho.

Caminho da vitória: Jogar em velocidade em cima de Wesley e Souza. Jogadas pelo lado esquerdo do ataque atleticano terão muito trabalho, já que Bressan vem fazendo boas apresentações e conta com o recuo de Adriano, que fica mais pelo lado direito da zaga, quando o Grêmio não tem a bola. O lado esquerdo da zaga gremista terá os espaços deixados pelo lateral Alex Telles, além de contar com Wesley e Souza, que normalmente se atrapalham e acabam deixando que os meias adversários joguem com mais liberdade por esse lado da zaga gremista.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…