Metamorfose
Todos organismos provêm de uma única célula, chamada ovo. O futebol também não é tão diferente, só que antes de ovular, podemos dizer que no futebol o clube passa por uma transformação como foi o caso do CAP, existiu a metamorfose após o ano de 1995, com a reestruturação tanto na parte da administração quanto na área do futebol. Somos sabedores que os clubes que não fazem partes do eixo são colocados como segunda classe, mas com a transformação do Atlético Paranaense houve um respeito maior.
Por isso o futebol é apaixonante, não tem razão e sim emoção. Todas as críticas com relação à pré-temporada longa, mas do time Sub-23 tiramos alguns jogadores que estão prontos para vestir a camisa do Furacão, ao contrário de outros clubes em que hoje os médicos escalam o time, e com isso o time mediano pode até galgar uma vaga na Copa Libertadores.
Então faltará última etapa para a transformação em clube gigante desse século com a conclusão da Arena, melhor Centro de Treinamentos e Areninha. Não poderíamos esquecer de falar do Sr. Mario Celso Petraglia, que foi o idealizador do novo, que enfrentou as dificuldades contra a mídia em reconhecer que o Atlético veio para ficar como os outros do eixo.
A palavra paixão significa simplesmente todo o sentimento da nação rubro-negra, que chora e ri, mas sempre orgulha-se da suas origens.