Análise especial: Os 20 jogos de Mancini no Brasileiro
O técnico Vagner Mancini completou 20 jogos no comando do Atlético no Campeonato Brasileiro na última quarta-feira, quando a equipe enfrentou o Corinthians em Mogi Mirim. Estas partidas fizeram com que o Furacão deixasse de frequentar a zona de rebaixamento para passar a frequentar o G4.
Para tal mudança, a utilização do 4-3-1-2 como esquema tático base foi fundamental. Quando este esquema foi o inicial utilizado, os comandados de Vagner Mancini obtiveram 70,37% de aproveitamento.
Seguem abaixo os três esquemas táticos iniciais utilizados e os resultados obtidos por eles:
Tabela dos esquemas táticos iniciais utilizados e seus resultados [arte: Caio Gondo]
Os 11 iniciais mais habituais no 4-3-1-2:
Os 11 titulares de um passado recente [arte: Caio Gondo]
Entretanto, independentemente do esquema tático inicial, o Atlético apresenta um modo de jogar consolidado. Este modo de jogar apresenta os seguintes aspectos: veloz transição defensiva, propensão em subir ao ataque pela direita, maior intensidade de marcação nos zagueiros e volantes, intensa movimentação ofensiva, jogadas em contra-ataques velozes, baixa porcentagem de posse de bola, grande número de cruzamentos (589) e de finalizações (389).
Ao mesmo tempo que Vagner Mancini está obtendo variações de esquemas táticos iniciais, o comandante rubro-negro também está fazendo com que o time consiga apresentar variações de posicionamento. Deste modo, fazendo com que os comandados conseguissem se adaptar a necessidade do momento da partida. Assim sendo, a tabela adiante estará apresentando os esquemas táticos utilizados como variações no segundo tempo e quantidade de vezes utilizadas nestes 20 jogos de Campeonato Brasileiro:
Tabela das variações dos esquemas táticos [arte: Caio Gondo]
O último 4-2-3-1 utilizado na partida contra o Grêmio [arte: Caio Gondo]
Assim como as diversas possibilidades de esquemas táticos, Vagner Mancini tem conseguido desenvolver a alternativa de sua equipe em realizar a pressão em campo ofensivo. Possibilidade evidenciada no jogo contra o Internacional. Entretanto o aspecto mais evidente de que Mancini está conseguindo desenvolver na equipe titular é a compactação.
A compactação é um aspecto fundamental para que aumente as chances de sucesso da equipe. Pois com a equipe ordenadamente compactada, há dificuldades para que o time adversário realize passes e dribles e, ainda, facilita a cobertura defensiva atleticana e aumentam as chances com que o time saia tocando a bola desde o campo defensivo. Segue adiante, o flagrante da compactação bem próxima que o Atlético apresentou na partida contra o Coritiba:
Compactação ordenada de todos os jogadores contra o Coritiba [arte: Caio Gondo]
Com a consolidação do 4-3-1-2 como o esquema tático base, as diversas possibilidades de esquemas táticos para o segundo tempo e o desenvolvimento de aspectos de jogo, o Atlético alcançou o incrível aproveitamento de 68,33% nestes 20 jogos que Vagner Mancini esteve no comando rubro-negro. Esta marca é tão grande que somente o Cruzeiro tem um aproveitamento maior.