11 out 2013 - 9h58

Análise especial: Os 20 jogos de Mancini no Brasileiro

O técnico Vagner Mancini completou 20 jogos no comando do Atlético no Campeonato Brasileiro na última quarta-feira, quando a equipe enfrentou o Corinthians em Mogi Mirim. Estas partidas fizeram com que o Furacão deixasse de frequentar a zona de rebaixamento para passar a frequentar o G4.

Para tal mudança, a utilização do 4-3-1-2 como esquema tático base foi fundamental. Quando este esquema foi o inicial utilizado, os comandados de Vagner Mancini obtiveram 70,37% de aproveitamento.

Seguem abaixo os três esquemas táticos iniciais utilizados e os resultados obtidos por eles:

Tabela dos esquemas táticos iniciais utilizados e seus resultados [arte: Caio Gondo]

Os 11 iniciais mais habituais no 4-3-1-2:

Os 11 titulares de um passado recente [arte: Caio Gondo]

Entretanto, independentemente do esquema tático inicial, o Atlético apresenta um modo de jogar consolidado. Este modo de jogar apresenta os seguintes aspectos: veloz transição defensiva, propensão em subir ao ataque pela direita, maior intensidade de marcação nos zagueiros e volantes, intensa movimentação ofensiva, jogadas em contra-ataques velozes, baixa porcentagem de posse de bola, grande número de cruzamentos (589) e de finalizações (389).

Ao mesmo tempo que Vagner Mancini está obtendo variações de esquemas táticos iniciais, o comandante rubro-negro também está fazendo com que o time consiga apresentar variações de posicionamento. Deste modo, fazendo com que os comandados conseguissem se adaptar a necessidade do momento da partida. Assim sendo, a tabela adiante estará apresentando os esquemas táticos utilizados como variações no segundo tempo e quantidade de vezes utilizadas nestes 20 jogos de Campeonato Brasileiro:

Tabela das variações dos esquemas táticos [arte: Caio Gondo]

O último 4-2-3-1 utilizado na partida contra o Grêmio [arte: Caio Gondo]

Assim como as diversas possibilidades de esquemas táticos, Vagner Mancini tem conseguido desenvolver a alternativa de sua equipe em realizar a pressão em campo ofensivo. Possibilidade evidenciada no jogo contra o Internacional. Entretanto o aspecto mais evidente de que Mancini está conseguindo desenvolver na equipe titular é a compactação.

A compactação é um aspecto fundamental para que aumente as chances de sucesso da equipe. Pois com a equipe ordenadamente compactada, há dificuldades para que o time adversário realize passes e dribles e, ainda, facilita a cobertura defensiva atleticana e aumentam as chances com que o time saia tocando a bola desde o campo defensivo. Segue adiante, o flagrante da compactação bem próxima que o Atlético apresentou na partida contra o Coritiba:

Compactação ordenada de todos os jogadores contra o Coritiba [arte: Caio Gondo]

Com a consolidação do 4-3-1-2 como o esquema tático base, as diversas possibilidades de esquemas táticos para o segundo tempo e o desenvolvimento de aspectos de jogo, o Atlético alcançou o incrível aproveitamento de 68,33% nestes 20 jogos que Vagner Mancini esteve no comando rubro-negro. Esta marca é tão grande que somente o Cruzeiro tem um aproveitamento maior.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…