12 nov 2013 - 0h01

Atlético precisa de 2 vitórias para se garantir no G4

Duas vitórias é o que o Atlético precisa para garantir matematicamente a vaga entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro. Com 58 pontos, faltam apenas 5 para o Furacão atingir os 63 pontos que garantem vaga na Libertadores, caso nenhum time brasileiro vença a Copa Sul-Americana. O objetivo pode vir antes mesmo da final da Copa do Brasil, que também dá ao campeão a classificação para o torneio continental no próximo ano.

Antes do duelo contra o Flamengo, o Rubro-Negro entra em campo duas vezes pelo Brasileirão: nesta quarta-feira, contra o ameaçado pelo rebaixamento Criciúma, e depois no confronto direto contra o Botafogo, no sábado (16). Depois enfrenta ainda Náutico, Santos e Vasco. Confira:

ATLÉTICO: 2º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 13 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (2 vitórias)
Próximos jogos: Criciúma (f), Botafogo (f), Náutico (c), Santos (f) e Vasco (c).
Análise: Segundo melhor mandante da competição, com aproveitamento de 74,51%, o Atlético tem uma semana decisiva na disputa pelo segundo lugar no Brasileiro. E para isso precisará melhorar seu desempenho como visitante. Sexto melhor nesse quesito, com 41,67% de aproveitamento (5V, 5E, 6D), o Furacão encara uma sequência de dois jogos fora de casa, contra o ameaçado pelo rebaixamento Criciúma e depois o confronto direto diante do Botafogo. Se vencer as duas, sela a vaga na Libertadores antes mesmo da disputa das finais da Copa do Brasil. Enfrenta ainda o já rebaixado Náutico e o ameaçado Vasco, além do duelo contra o Santos. Como ponto contra, não joga mais em Curitiba no Brasileirão, cumprindo suspensão do STJD.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 98,7%
Infobola: 97%

GRÊMIO: 3º colocado, 54 pontos, 15 vitórias, 4 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 9 (3 vitórias)
Próximos jogos: Vasco (c), Flamengo (c), Ponte Preta (f), Goiás (c) e Portuguesa (f).
Análise: Com uma campanha irregular em casa, com 9 vitórias em 16 jogos, o Grêmio tem uma série de duas partidas em sua Arena, contra o ameaçado Vasco e o sem pretensões no Brasileiro Flamengo, que deve poupar atletas visando a final da Copa do Brasil. Mas pesa contra os gaúchos a sucessão de mais resultados. São 4 jogos sem vitória no Brasileiro (e outros três contando a Copa do Brasil) e seis jogos sem marcar gols. Além desses jogos, tem ainda o confronto direto contra o Goiás, no Serra Dourada, e os duelos contra os ameaçados Ponte Preta e Portuguesa.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 64,7%
Infobola: 66%

BOTAFOGO: 4º colocado, 53 pontos, 15 vitórias, 8 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 10 (3 vitórias e 1 empate)
Próximos jogos: Portuguesa (c), Atlético (c), São Paulo (f), Coritiba (f) e Criciúma (c).
Análise: Irregular em casa, o Botafogo tem dois jogos decisivos em seus domínios para definir sua vida no G4. Joga contra a ameaçada Portuguesa e depois o confronto direto contra o Atlético. Depois, enfrenta dois ameaçados pelo rebaixamento – Coritiba e Criciúma, além do duelo contra o São Paulo.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 64,8%
Infobola: 55%

GOIÁS: 5º colocado, 53 pontos, 14 vitórias, 7 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 10 (3 vitórias e 1 empate)
Próximos jogos:Ponte Preta (c), Inter (c), Atlético-MG (f), Grêmio (f) e Santos (c).
Análise: Com 6 vitórias nos últimos 10 jogos, o Goiás é uma das sensações da reta final do campeonato ao lado do Vitória. Há 8 jogos sem perder, tem a seu favor a série de dois jogos em casa, contra a ameaçada Ponte Preta e diante do Inter. Tem ainda o confronto direto contra o Grêmio e os jogos contra o Galo e o Santos.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 52,8%
Infobola: 51%

VITÓRIA: 6º colocado, 51 pontos, 14 vitórias, 4 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 12 (4 vitórias)
Próximos jogos: Cruzeiro (c), Santos (c), Criciúma (f), Flamengo(c) e Atlético-MG (f).
Análise: Quarto melhor mandante e invicto há 6 jogos, tem uma série de dois jogos em casa, contra o líder Cruzeiro, na disputa que pode render o título aos mineiros, e Santos. Depois, fora de casa, enfrenta o ameaçado Criciúma, além dos jogos contra Flamengo e Atlético-MG.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 16,5%
Infobola: 28%



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…