O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
2 jan 2014 - 12h41

FunCAP

Muitos questionam a FunCAP sem conhecimento de causa. Se apegam a “achismos” e teorias da conspiração. Para esses precisamos desenhar e ensinar.

Primeira lição: ninguém coloca dinheiro em clube de futebol, por mais transparente que seja ou bem intencionado, para projetos educacionais, sociais e culturais. Existe uma grande desconfiança, devido aos péssimos gestores e clubes endividados até o pescoço (exceção a regra, nosso CAP, premiado pelo seu planejamento financeiro, mas que devido aos outros, cai no mesmo rol de desconfiança).

Segunda lição: uma Fundação representa credibilidade, transparência, confiança e respeito daqueles que investem em projetos de curto, médio e longo prazo. Organismos internacionais (ONU, UNICEF, UNESCO), fundos de governança, governos e autarquias, empresas públicas e privadas e instituições de ensino superior preferem e muito a segurança de uma Fundação do que a instabilidade de um clube de futebol, que alterna de poder e planejamento a cada 3 anos.

Terceira lição: a fiscalização é muito maior, ou seja, tem um Ministério Público vigilante e de olho aberto em qualquer problema que venha ocorrer. A linha de atuação é fiscalizada pelo MP e não pode ocorrer qualquer tipo de problema.

Quarta lição: precisamos copiar os melhores modelos. Todos os grandes clubes da Europa têm suas Fundações: Milan, Barcelona, Real Madrid, Ajax, Tottenham, Chelsea, Manchester UTD, Arsenal… cresceram, se estabeleceram e conquistaram respeito com suas fundações.

Quinta lição: ressaltamos que muitas vezes iremos precisar de leis de incentivo (Esporte, Rouanet) captação de pessoas jurídicas e físicas e isso torna-se muito mais fácil com a Fundação. Inclusive lembramos, que dentro da FunCAP se tem uma área de projetos e câmaras especializadas, mostrando com isso seus objetivos e seu fim principal.

Sexta lição: o único patrimônio repassado foram as receitas e despesas das Escolas Furacão, no qual para conhecimento dos incautos existem 12 projetos sociais (com diversas prefeituras do Paraná), para fins de inclusão e integração da comunidade (diga-se aqui, crianças na faixa etária de 07 a 14 anos), aliando o esporte a educação. Destacamos que a prioridade das escolas Furacão, é trabalhar o futebol como uma ferramenta de inserção, através do lúdico, pedagógico e da psicomotricidade.

Sétima lição: apenas foram oneradas as receitas e despesas das Escolas Furacão. Nada mais. Nem Arena e nem CT do Caju foram sequer pensados neste aspecto, pois não se têm legalidade para isso.Intriga que a oposição e imprensa criaram e muitos compraram.

Oitava lição: o futebol será independente da fundação. Não existirá ingerência da fundação no futebol e nem do futebol na fundação. O clube terá sua estrutura para o futebol como é hoje em dia (Jogadores e contratos, Estrutura: CT + Arena, naming rights, cotas de televisão, publicidade) assim como a Fundação terá seu cunho SOCIAL, EDUCACIONAL E CULTURAL com sua independência financeira e suas receitas oriundas de projetos.

Nona lição: vitalício não quer dizer hereditário (monarquia) e muito menos propriedade/donos (participação acionária). Outros clubes têm no FUTEBOL Conselheiros vitalícios (vide Coritiba, Paraná Clube e outros) o que não é nosso caso, onde após 3 anos qualquer um pode votar e ser votado. O vitalício somente se dará na Fundação que não pode depender de gestões trienais (3 anos), para preservar e zelar pelos aspectos sociais, educacionais e culturais. Serão apenas os guardiões dos preceitos, dos ‘landmarks’ da fundação, assim como até hoje a International Board faz com o futebol, sem interferir na FIFA. Apenas um orgão consultivo.

Décima lição: para exemplo prático, o CAP por vários anos está tentando montar um Colégio de Ensino Médio para jogadores e comunidade em um espaço no CT do Caju, de forma gratuita e com ensino de qualidade. Não conseguiu por apenas um motivo: ser um clube de FUTEBOL. Com a Fundação CAP, os caminhos serão mais fáceis e os obstáculos menores, inclusive com a participação e patrocínio de empresas que poderão colaborar com o projeto.

Por isso, defendo a FunCAP e seu estatuto, na forma que foi elaborado, mostrando que os contrários tentam criar factoides, que não condizem com a verdade, baseado como disse no inicio em achismos, conspirações e outros interesses. Para os bons entendedores, pingo é letra!!!!!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…