FunCAP
Muitos questionam a FunCAP sem conhecimento de causa. Se apegam a achismos e teorias da conspiração. Para esses precisamos desenhar e ensinar.
Primeira lição: ninguém coloca dinheiro em clube de futebol, por mais transparente que seja ou bem intencionado, para projetos educacionais, sociais e culturais. Existe uma grande desconfiança, devido aos péssimos gestores e clubes endividados até o pescoço (exceção a regra, nosso CAP, premiado pelo seu planejamento financeiro, mas que devido aos outros, cai no mesmo rol de desconfiança).
Segunda lição: uma Fundação representa credibilidade, transparência, confiança e respeito daqueles que investem em projetos de curto, médio e longo prazo. Organismos internacionais (ONU, UNICEF, UNESCO), fundos de governança, governos e autarquias, empresas públicas e privadas e instituições de ensino superior preferem e muito a segurança de uma Fundação do que a instabilidade de um clube de futebol, que alterna de poder e planejamento a cada 3 anos.
Terceira lição: a fiscalização é muito maior, ou seja, tem um Ministério Público vigilante e de olho aberto em qualquer problema que venha ocorrer. A linha de atuação é fiscalizada pelo MP e não pode ocorrer qualquer tipo de problema.
Quarta lição: precisamos copiar os melhores modelos. Todos os grandes clubes da Europa têm suas Fundações: Milan, Barcelona, Real Madrid, Ajax, Tottenham, Chelsea, Manchester UTD, Arsenal… cresceram, se estabeleceram e conquistaram respeito com suas fundações.
Quinta lição: ressaltamos que muitas vezes iremos precisar de leis de incentivo (Esporte, Rouanet) captação de pessoas jurídicas e físicas e isso torna-se muito mais fácil com a Fundação. Inclusive lembramos, que dentro da FunCAP se tem uma área de projetos e câmaras especializadas, mostrando com isso seus objetivos e seu fim principal.
Sexta lição: o único patrimônio repassado foram as receitas e despesas das Escolas Furacão, no qual para conhecimento dos incautos existem 12 projetos sociais (com diversas prefeituras do Paraná), para fins de inclusão e integração da comunidade (diga-se aqui, crianças na faixa etária de 07 a 14 anos), aliando o esporte a educação. Destacamos que a prioridade das escolas Furacão, é trabalhar o futebol como uma ferramenta de inserção, através do lúdico, pedagógico e da psicomotricidade.
Sétima lição: apenas foram oneradas as receitas e despesas das Escolas Furacão. Nada mais. Nem Arena e nem CT do Caju foram sequer pensados neste aspecto, pois não se têm legalidade para isso.Intriga que a oposição e imprensa criaram e muitos compraram.
Oitava lição: o futebol será independente da fundação. Não existirá ingerência da fundação no futebol e nem do futebol na fundação. O clube terá sua estrutura para o futebol como é hoje em dia (Jogadores e contratos, Estrutura: CT + Arena, naming rights, cotas de televisão, publicidade) assim como a Fundação terá seu cunho SOCIAL, EDUCACIONAL E CULTURAL com sua independência financeira e suas receitas oriundas de projetos.
Nona lição: vitalício não quer dizer hereditário (monarquia) e muito menos propriedade/donos (participação acionária). Outros clubes têm no FUTEBOL Conselheiros vitalícios (vide Coritiba, Paraná Clube e outros) o que não é nosso caso, onde após 3 anos qualquer um pode votar e ser votado. O vitalício somente se dará na Fundação que não pode depender de gestões trienais (3 anos), para preservar e zelar pelos aspectos sociais, educacionais e culturais. Serão apenas os guardiões dos preceitos, dos ‘landmarks’ da fundação, assim como até hoje a International Board faz com o futebol, sem interferir na FIFA. Apenas um orgão consultivo.
Décima lição: para exemplo prático, o CAP por vários anos está tentando montar um Colégio de Ensino Médio para jogadores e comunidade em um espaço no CT do Caju, de forma gratuita e com ensino de qualidade. Não conseguiu por apenas um motivo: ser um clube de FUTEBOL. Com a Fundação CAP, os caminhos serão mais fáceis e os obstáculos menores, inclusive com a participação e patrocínio de empresas que poderão colaborar com o projeto.
Por isso, defendo a FunCAP e seu estatuto, na forma que foi elaborado, mostrando que os contrários tentam criar factoides, que não condizem com a verdade, baseado como disse no inicio em achismos, conspirações e outros interesses. Para os bons entendedores, pingo é letra!!!!!