O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
2 jan 2014 - 12h48

Gestão x Paixão

Outro ano chegando ao fim e mais uma vez se acaloram os debates sobre os rumos que o Atlético tem tomado.

Entendo o clamor da nossa apaixonada torcida pela renovação do Paulo Baier, pela compra em definitivo do meia Everton e do Léo. Também partilho das mesmas preocupações de alguns torcedores em relação à forma que a FUNCAP foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Clube.

No entanto, penso que a função de uma diretoria seja a de administrar o Clube de forma profissional. A paixão, por outro lado, cabe a nós torcedores e muitas vezes nos cega.

Quando o Clube anunciou uma pré temporada mais extensa, muitos foram contrários a ela. Alguns chegaram a dizer que era um absurdo abrir mão do único título que se poderia garantir em 2013. Se os torcedores fossem ouvidos naquele momento, talvez o sonho de disputar outra libertadores da América e chegar as finais da Copa do Brasil fosse engolido pela falta de planejamento.

Quanto ao Paulo Baier penso que seria bom para o clube renovar o contrato do nosso maestro. Acontece que a pedida salarial foi completamente despropositada. Pelo que ouvi, a diretoria teria combinado que depois do termino do campeonato o contrato seria discutido. E que o Paulo Baier, se aproveitando do clamor da nossa torcida teria pedido um salário de 140 mil reais. A proposta teria sido encaminhada ao Conselho Deliberativo e prontamente rejeitada. Ora, se essa informação estiver certa, então a diretoria agiu em nome dos interesses do Clube. Não é admissível pagar tal valor a um jogador em final de carreira. Afinal, quem administra os recursos do CAP não pode dispor do dinheiro do clube por compaixão e clamor popular. Devemos lembrar sempre que o Atlético é maior do que qualquer jogador.

Sobre a possível contratação do Everton e do Léo, penso que apenas o segundo seja fundamental. Gosto do futebol do Everton, como muitos dizem, é o motorzinho do time. No entanto, cinco milhões de reais é um valor fora da realidade para um jogador que durante todo o campeonato fez quatro assistências e três gols. Acho muito pouco pelo valor que nos foi pedido. A diretoria deve pensar em como administrar bem os recursos do Clube. Antes fôssemos um Barcelona ou um Manchester City. Não somos, devemos pesar os prós e os contras.

Ao que parece o Atlético está de olho no mercado sul-americano. Como em 2014 cada time poderá levar a campo até cinco jogadores estrangeiros, entendo que boas novidades virão.

Sobre a Funcap. Bom, não tenho pleno conhecimento do assunto. Pelo que ouvi, seria uma Fundação independente do clube que serviria para atrair investimentos em projetos sociais e resguardar algumas áreas do clube, a princípio, as escolinhas. Alguns pontos são bem obscuros e a aprovação do estatuto não ocorreu da melhor maneira. Ainda assim, prefiro dar um voto de confiança. Os responsáveis pela Funcap são os mesmos que durante todos esses anos só engrandeceram o Clube. Não posso imaginar alguma má intenção por parte dos integrantes dessa diretoria. O clube é reconhecidamente o mais seguro e mais bem administrado do país. Nunca podemos nos esquecer de onde viemos. E jamais podemos esquecer que clubes considerados grandes, com recursos que nós não temos, afundam cada vez mais em suas administrações amadoras.

Por fim, deixo a sugestão para que os amigos do “Fala, Atleticano” assistam ao documentário sobre o Rangers F.C que tem passado constantemente nos canais ESPN. É assustador constatar o que uma péssima administração pode fazer a um clube de tradição centenária e com uma torcida das mais apaixonadas.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…