28 jan 2014 - 12h46

"Bombardero del Prado" no Furacão

Anunciado como novo reforço do Atlético na segunda-feira (27), Lucas René Olaza Catrofe, ou popularmente conhecido como Lucas Olaza, é lateral-esquerda, uruguaio e nasceu no dia 21 de julho de 1994. Formou-se nas categorias de base do River Plate do Uruguai e passou a frequentar a categoria principal do clube na temporada 2011/2012. Na temporada seguinte, o ex-camisa 4 do River Plate (URU) iniciou mais vezes como titular nos jogos. No total foram 15 das 30 partidas do Campeonato Uruguaio, quando o jogador começou apresentar os números dos quais iriam lhe consagrar no ano de 2013.

Na temporada 2012/2013, Lucas Olaza fez um gol e uma assistência nas 15 partidas que iniciou jogando. Além destas estatísticas, Olaza realizou sete finalizações, sendo que quatro foram na meta adversária. Ou seja, nesta temporada, o lateral-esquerda fez um gol a cada quatro chutes no alvo adversário. Esta eficiência iria aumentar na temporada seguinte e o jogador iria alcançar o seu melhor desempenho até então.

No meio do ano de 2013, o jovem jogador de 19 anos fez parte da Seleção do Uruguai no Mundial Sub-20. Este Mundial, realizado na Turquia, teve como campeã a seleção da França, mas a uruguaia terminou em segundo. Este torneio foi marcante para Olaza, pois ele participou de somente um jogo: a final. O confronto terminou em 0 a 0 e, nos pênaltis, a França venceu os sul-americanos por 4 a 1. Entretanto, o único pênalti convertido para o Uruguai foi Lucas Olaza quem converteu.

Ao voltar ao seu país natal, o ex-camisa 4 do River Plate do Uruguai começou a viver o seu melhor momento, até então, na carreira. Pelo campeonato nacional, Olaza participou de todos os 15 jogos do seu time, fez uma assistência e, impressionantes para um lateral esquerda, seis gols. Nestas 15 partidas em que participou, Lucas realizou dez finalizações e sete delas foram na meta. Ou seja, de cada quase um chute no alvo, Olaza fez um gol.

Devido ao destaque nas estatísticas individuais, o jovem jogador recebeu o apelido de “Bombardero del Prado”. Mas além da eficiência dos seus arremates, Lucas Olaza também se destacou pela ofensividade, boa qualidade no passe, cruzamentos e nas finalizações de longa distância. Com esta melhora de desempenho, sua equipe terminou como segunda no Clausura, e quase fez com que terminasse como campeã daquele turno pela primeira vez da história do clube. Assim como afirmou Tim Vickery, jornalista inglês e representante da BBC na América do Sul.

“Ele (Lucas Olaza) vem de River Plate do Uruguai, que é um River Plate pequenininho, pequenininho. Que quase foi campeão, pela primeira vez na sua história no último Campeonato Uruguaio. E quem foi o artilheiro do time? Lateral esquerdo, Lucas Olaza, com 19 anos. Ele pega a bola tem uma canhota fabulosa para bater faltas ou para cruzamento. Um jogador muito interessante que merece observação”, disse.

Perfil tático

Lucas Olaza, que é lateral-esquerda, no River Plate (URU) já atuou na sua posição de origem, também, como ala esquerda e até na esquerda no meio de campo do 4-4-2 em linha. Devido à sua boa eficiência ofensiva, este posicionamento mais ofensivo no Atlético é interessante para Miguel Ángel Portugal.

No River Plate do Uruguai, Lucas Olaza já atuou como lateral-esquerda, ala esquerda e na esquerda do meio de campo em uma linha de quatro [arte: Caio Gondo]

Esta variação de posicionamento para o meio de campo de Lucas Olaza possibilita ao atleta, caso Portugal opte pelo 4-4-2 em linha (pois aparenta ser um de seus esquemas o que mais agrada), ainda maiores chances de titularidade na equipe.

Lucas Olaza na lateral esquerda, conforme a sua posição de origem [arte: Caio Gondo]

Lucas Olaza na esquerda com uma linha de quatro jogadores no meio de campo do 4-4-2 em linha [arte: Caio Gondo]

Ficha Técnica

Nome completo: Lucas René Olaza Catrofe
Posição: lateral-esquerda
Nascimento: 21/07/1994
Altura: 1,75m
Peso: 73kg
Clubes por onde passou: River Plate (URU)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…