28 jan 2014 - 10h08

Rumo ao Estádio Nacional do Peru

O Sporting Cristal enfrenta o Atlético no Estádio Nacional, no Peru, nesta quarta-feira (29). O palco da estreia atleticana na Libertadores 2014 é chamado oficialmente de Estádio Nacional José Diaz. Já fora do Peru, o local é também conhecido como Estádio Nacional de Lima.

O Estádio Nacional tem os seus primórdios no ano de 1897. Neste ano, o governo britânico inaugurou um pequeno estádio de madeira no mesmo local onde, em 1952, o presidente da época, Manuel Arturo Odría, iria construir o atual Estádio Nacional de Lima. No dia 27 de outubro de 1952, a partida de estreia do estádio foi entre a seleção do Peru e da Bolívia.

Inicialmente, a capacidade máxima do estádio era cerca de 50.000 lugares. Tanto que o recorde de público nele foi em 1959, na partida entre a seleção do Peru e da Inglaterra, com o público de 50.306. No entanto, a ocupação máxima do Estádio Nacional diminui a cada acontecimento ocorrido. O primeiro da série de acontecimentos foi em 24 de maio de 1964.

Nesta data ocorreu, o que para os peruanos é chamado de “a tragédia do Estádio Nacional”. Em um jogo válido pelas eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção peruana precisava vencer a argentina para classificar para às Olimpíadas. Porém após o uruguaio Ángel Eduardo Pazos ter anulado o gol de empate do Peru, a torcida local invadiu o campo. Neste momento, iniciara uma batalha campal onde a polícia agiu com muitas bombas de gás lacrimogênio. Como esta mesma polícia havia fechado os portões de saída do estádio, muitas pessoas faleceram asfixiadas pelo gás e pelo tumulto causado nas saídas que estavam trancadas. O número de mortos foram cerca de 300 pessoas.

Depois desta tragédia, a capacidade total do estádio diminuiu para 45.000 lugares. Mas após a reforma entre 2008 e 2011, o Estádio Nacional de Lima tem o seu limite de público em 40.000.

Atualmente, este estádio tem as medidas de 105x 68 metros e a seleção peruana frequentemente manda os seus jogos nele. Quando a confederação do país ou a Conmebol decidem que o jogo do Sporting Cristal é de alto risco para o seu estádio, o clube é obrigado a jogar no estádio Nacional de Lima.

O Estádio Nacional de Lima é também um estádio multiuso. Nele já houveram shows do Ricky Martin, da Shakira e do Kiss e, ainda, duas finais de campeonato de atletismo – um mundial e outro peruano. Além destes eventos, este estádio já recebeu três finais de Copas América (1953, 1957 e 2004) e a decisão da Taça Libertadores da América de 1997. Final esta que o Sporting Cristal perdeu o torneio para o Cruzeiro.



Últimas Notícias