O mesmo erro sempre…a culpa não é dos treinadores
Perdemos, estamos fora….mas, na altitude não podemos reclamar muito,a derrota era um resultado normal, mesmo se o time estivesse jogando muito bem! Não temos motivo para exigir cabeças de jogadores (talvez nem a do treinador, apesar dos resultados)porém algo acontece em nosso clube, e não é recente.
Na minha concepção, o erro vem desde 2012, e trata-se da organização tática e psicológica do time.
Primeiramente temos alguns jogadores que sabe-se la o porque não entram em campo quando precisamos (quando falo em entrar falo no sentido de não serem apenas corpos, sem alma e sem vontade). Foi assim nas rodadas finais da segundona, foi assim no Brasileirão do ano passado, foi assim na final da Copa do Brasil, e na Libertadores este ano (podemos citar o Paranaense porque também se trata do nosso clube).
Além do fator psicológico não explicado, temos visto um problema, que infelizmente a maior parte da torcida acaba imputando aos jogadores errados, pegando no pé excessivamente até, em certos casos, e defendendo jogadores que não merecem defesa. A primeira falha (que é antiga)ocorre com nossos volantes. Deivid quando jogava atras da linha do meio de campo era um craque, porém inventaram que ele deve sair para o jogo. João Paulo (guerreiro muitas vezes, corpo andante em outras) também passou a jogar adiantado. Com isso, eles passaram a ser responsáveis pela criação do jogo, pior, deixando espaço na defesa. Concluindo, pensando no ano vigente, mas sempre lembrando que em 2012 isso ja ocorria, a torcida esculacha o Mirabaje que tem que jogar em uma função que não é a dele. Esculacha os atacantes que tem que vir buscar a bola, pois ela não chega com qualidade, esculacha a zaga que falha. Mas…a responsabilidade e o erro principal, estão basicamente nos volantes. Eles deixam a zaga desprotegida, não tem qualidade para armar, deixando nosso atacantes em maus lençóis e ainda queimam outros atletas. Temos um time razoável, que pode mais uma vez brigar la em cima, mas, enquanto este erro tático não for corrigido, enquanto a torcida vaiar jogadores, enquanto alguns entrarem em campo sem querer estar ali, não passaremos de um time mediano.
Adendo: A questão dos volantes refletiu no nosso sub 23 deste ano, onde Hernani e Otávio saíram muito para o jogo, sem a qualidade necessária e deixando a defesa aberta. Olho nisso.