De volta pra casa!
O Atlético disputará pela primeira vez um jogo oficial na nova Arena da Baixada, contra o Criciúma, às 18h30 deste domingo (20), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto ainda não terá torcida nas arquibancadas por conta da punição pela briga entre os torcedores na Arena Joinville, no final de 2013.
O último jogo realizado na Arena da Baixada, antes da reforma do estádio, foi no dia 4 de dezembro de 2011, um Atletiba, no qual o Furacão venceu o Coritiba por 1 a 0. Porém, mesmo com a vitória, o Rubro-Negro caiu para a série B. Depois disso, o estádio foi fechado para reformas e adequações para a Copa do Mundo. Em 2014, antes do término das obras e de entregá-la à FIFA, o Atlético promoveu dois amistosos em seus gramados: Atlético 0x0 JMalucelli e Atlético 1×2 Corinthians.
Ainda com as obras em andamento, no dia 21 de maio de 2014, o clube entregou a Arena para a FIFA. No estádio, foram realizados quatro jogos do Mundial 2014: Irã 0x0 Nigéria, Equador 2×1 Honduras, Austrália 0x3 Espanha e Argélia 1×1 Rússia. No último dia 3 de julho, a Arena da Baixada voltou a ser de responsabilidade do Atlético.
Agora, o Rubro-Negro volta a jogar em suas dependências. Foram 959 dias longe do Joaquim Américo. Nesses pouco mais de 31 meses, o Furacão virou itinerante pelos estádios do Brasil.
De uma série B até uma Libertadores da América, confira as principais partidas de cada estádio em que o Atlético passou nesses dois anos e meio:
– Germano Krüger (Ponta Grossa): vitória sobre o Londrina, Campeonato Paranaense 2012.
– Gigante o Itiberê (Paranaguá): Início da campanha que levou o time de volta a Série A.
– Janguito Malucelli (Curitiba): Subida para Série A, empate com o Paraná na última rodada da Série B 2012.
– Vila Capanema (Curitiba): Campanha que levou o Furacão a final da Copa do Brasil, e vitória suada sobre o Sporting Cristal que classificou o time para a fase de grupos da Libertadores.
– Vila Olímpica (Curitiba): Vitória por 3 a 1 no Atletiba, com o time sub-23.
– Arena Joinville (Joinville): Conquista da vaga para a pré-Libertadores e briga entre as torcidas de Atlético e Vasco, que gerou a maior punição imposta pelo STJD para um clube brasileiro, última rodada do Brasileiro 2013.
– Orlando Scarpelli (Florianópolis, SC): vitória sobre o Grêmio, pela primeira rodada de 2014.
– Mané Garrincha (Brasília, DF): derrota para o Cruzeiro pelo Brasileirão, terceira rodada.
– Willie Davids (Maringá): Vitória sobre o Coritiba, por 2 a 0, pela sétima rodada.
– Estádio Municipal João Havelange (Uberlândia, MG): empate com o São Paulo, oitava rodada.
Foram 89 jogos longe de casa desde o início de 2012 (55 vitórias, 26 empates e oito derrotas). A Vila Capanema foi o estádio que mais recebeu partidas do Atlético foram 37 confrontos (27 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas) e 80% de aproveitamento. Seguido pelo Janguito Malucelli, com 31 jogos (18 vitórias, 10 empates e três derrotas), com 67% de aproveitamento.
O Furacão ainda terá mais três jogos com portões fechados em decorrência da briga entre atleticanos e vascaínos na Arena Joinville. O clube enfrentará Fluminense, Botafogo e Bahia com as arquibancadas vazias. Os torcedores só poderão acompanhar o Rubro-Negro na Arena da Baixada, em setembro, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, ou no duelo das oitavas de final da Copa do Brasil (previsto para o final de agosto, ainda com adversário indefinido).
A partida entre Atlético e Criciúma, que marca a volta do Rubro-Negro aos gramados do Joaquim Américo Guimarães, ocorre neste domingo (20), às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro.