31 jul 2014 - 11h36

Atlético teve a menor média de idade na 12ª rodada

A filosofia de trabalho de apostar em jovens da categoria de base já é antiga, porém no ano de 2014, essa aposta se tornou ainda mais clara. Na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, os titulares do Atlético tiveram a menor média de idade em relação a todas as outras 19 equipes no campeonato. O Furacão atuou com uma média de 22,27 anos, enquanto que os outros times variaram de 25,36 a 29,72.

Apesar da baixa média de idade, a posição mediana na tabela do Atlético não está diretamente relacionada a este aspecto. Pois os quatro clubes do G-4 não apresentam uma uniformidade neste aspecto. Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Internacional são, respectivamente, 13°, 8°, 19° e 20° no ranking das médias de idade dos times titulares da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já os quatro times da zona de rebaixamento estão em uma região parecida deste ranking. Coritiba, Flamengo, Bahia e Figueirense são, respectivamente, 14°, 11°, 10° e 17° colocados na média de idade dos seus times titulares.

Embora o Furacão tenha uma média tão baixa em relação às outras equipes, o time titular do Atlético só tem quatro estreantes em Campeonatos Brasileiros da Série A. Somente Léo Pereira, Natanael, Otávio e Marcos Guilherme fazem as suas primeiras aparições neste campeonato, enquanto que outros sete jogadores já haviam atuado nesta divisão pelo menos uma vez em outra edição. Destes quatro jogadores, somente Natanael não é cria da base rubro-negra.

Uma equipe tão jovem pode cometer erros táticos e posicionais em campo, errar o tempo de acelerar ou diminuir o ritmo da partida e, até mesmo, correr “errado” e cansar mais rápido do que os times mais experientes. Mas o técnico Doriva, devido ao seu antigo trabalho no Ituano e sua experiência como jogador de atuação em diversos países estrangeiros, tem tudo para corrigir estes erros joviais do time. Com estas falhas consertadas, o lado positivo de ter um grupo tão jovem em mãos deve acabar sobressaindo em campo. A enorme vontade de vingar na carreira, o fôlego da juventude, as projeções que eles desejam e, por fim, o anseio por conhecimento poderão fazer a diferença para o Atlético.

Em entrevista para o globoesporte.com, o goleiro e um dos líderes deste jovem grupo do Furacão concorda com este próspero futuro rubro-negro: “A gente vê o resultado dentro de campo, a alegria deles de correr, a disposição de fazer as coisas que o Doriva pede. O Atlético-PR está no caminho certo, aposta bem na base que tem. São jogadores de qualidade e tenho certeza que vão dar bons frutos porque é uma garotada boa.”- disse Weverton.



Últimas Notícias