Marcos Guilherme declara ter sofrido racismo
Após o empate sem gols entre Brasil e Uruguai pelo Sul-Americano Sub 20, na noite de segunda-feira (26), o jogador Marcos Guilherme concedeu uma entrevista ao canal SporTV e afirmou ser chamado de "macaco" pelo atacante Uruguaio: Facundo Castro.
"O cara me chamou de macaco. Ele falou cinco vezes. Acho que isso não pode acontecer. Alguém tem que tomar uma atitude, se não isso não vai parar de acontecer nunca" – afirmou o meia, visivelmente abalado depois do jogo.
"Vamos levar isso à frente para ver se alguém toma providência. Foi o número 7, falou alto e claro umas cinco vezes para mim, nem tapou a boca, nada. Tem que ver se a câmera pegou, vai ajudar muito. Nunca esperava passar por isso. Não estou falando para querer fazer média ou dar uma de coitado, mas isso não pode acontecer" – disse o jogador do Furacão, ao Sportv.
O treinador da Seleção Sub-20, Alexandre Gallo também falou sobre o triste episódio em sua coletiva com a imprensa:
"Conversamos com o atleta, acalmamos ele. Isso precisa acabar no futebol, é uma situação que incomoda muita gente. Da maneira que ele chegou no vestiário reclamando, isso é péssimo. O atleta ficou incomodado, os outros jogadores, que acompanharam a situação no jogo, também. A Conmebol precisa tomar frente para que isso acabe" – Disse Gallo.
Facundo Castro negou a acusação de Marcos Guilherme, dizendo: "Que se preocupem mais em jogar e não com coisas extracampo".
Depois, no vestiário, o atleta voltou a falar sobre o ocorrido, e ainda lembrou de outros casos de racismo no futebol, como o do volante: Tinga, do Cruzeiro e do goleiro: Aranha, do Santos.
"São vários fatos que ocorreram com o Aranha, o Tinga, o Arouca e ninguém toma providência para acabar com isso. Estamos representando o país, nossa família em casa torcendo e vê isso, sofrer racismo dentro do nosso trabalho. Que alguém tome providência. Mas nada vai abalar nosso objetivo de ganhar o título, mesmo contra racismo ou arbitragem – Finalizou Marcos Guilherme.
Marcos Guilherme é um dos principais destaques da Seleção Sub-20 no Sul-Americano. O jogador do Furacão é o artilheiro da seleção no campeonato com 3 gols. Ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo no empate sem gols entre Brasil e Uruguai.