O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
10 fev 2015 - 17h19

O jogo da morte

Na próxima sexta feira o Atlético Paranaense faz um jogo amistoso com o Dínamo de Kiev da Ucrânia. Este clube ucraniano disputou muito tempo o campeonato da União Soviética e hoje disputa o campeonato ucraniano. É um time relativamente bem sucedido.

Mas o mais importante é que durante a segunda guerra mundial teve uma história heroica. Em 21 de junho de 1941, a União Soviética foi invadida pelas tropas alemãs e com isto o time foi destruído, com muitos de seus jogadores presos e conduzidos para campos na Alemanha, outros fuzilados.

Restaram uns poucos jogadores que permaneceram em Kiev, entregues à sua própria sorte.

O goleiro Mykola Trusevych conseguiu um emprego como faxineiro numa padaria.

Ali reunia os remancescentes do time. Resolveram então formar um clube denominado Start, formado por 8 antigos jogadores do Dínamo e mais 3 do também estinto Locomotiv de Kiev.

Jogaram algumas partidas com times locais e ganharam todas. Depois começaram a disputar jogos com times das forças armadas alemãs e também venceram todos.

Com o orgulho alemão ferido, o time de Kiev foi desafiado pela equipe da Luftwaffe para um duelo que podia trazer sérias consequências aos jogadores de Kiev no caso de vitória.

Primeiramente foram alertados que antes do começo da partida deviam fazer a saudação nazista. Não o fizeram.

O primeiro tempo terminou 2 a 1 para os Ucranianos. No intervalo receberam a visita de oficiais nazistas que os intimaram a entregar o jogo, sob ameaças de sérias consequências.

O jogo terminou 5 a 2 para o Start. Chegaram a fazer mais um jogo contra um time local, mas na semana seguinte todos foram presos, torturados sob diversas acusações falsas.

Um deles morreu sob tortura. Outros foram enviados a campos de trabalhos forçados onde pelo menos três foram fuzilados (inclusive o goleiro que começou tudo).

Sobreviveram a guerra apenas três: Fedir Tyutchev, Mikhail Sviridovskiy e Makar Goncharenko, que viveram para contar a história que ficou como símbolo da resistência dos futebolistas ucranianos à ocupação nazista. O jogo foi disputado em 9 de agosto de 1942 no Estádio Zenit.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…