Velhas manias
E novamente perdemos a chance de conquistar um bom resultado fora de casa. Enfrentando um Cruzeiro pressionado, Milton Mendes resolveu escalar Jadson no lugar de Ytalo (suspenso). Seria uma mexida interessante se os volantes cumprissem a função de marcar, porém Hernani e Jadson foram ridículos, deixaram buracos na defesa e ainda tentaram armar jogadas totalmente erradas.
Marcos Guilherme, que é pequeno e deveria servir para puxar contra-ataque, teve (novamente) a função de acompanhar lateral, coisa que acaba com o futebol dele e com qualquer chance de ataque do Furacão. Walter jogou sozinho, ninguém acompanhou para fazer jogadas, e conseguiu ser expulso.
Sem falar em momentos de dispersão de alguns jogadores que acontecem invariavelmente… em um jogo é Coutinho, no outro o Hernani, noutro o Gustavo, noutro o Kadu, o Weverton, Jadson e Natanel… coisas que não podem acontecer.
Natanel não mostra capacidade para ser titular desse time. Não acerta um passe e marca extremamente mal.
E, com isso tudo, Milton Mendes, que viu que a escalação foi errada, não fez alterações na volta do segundo tempo. Perdemos de 2, mas mereceríamos ter tomado muito mais. A capacidade que todos os treinadores do Furacão possuem de utilizar errado as peças disponíveis, queimar jogadores de maneira absurda, está virando comum.
Chega disso… está na hora de escalar corretamente este time. Temos as peças necessárias para não fazer feio este ano. Temos que recuperar jogadores que se queimaram por “inovações” de treinadores, ainda mais com o mercado estando ruim.
Queimaram o Bady porque inventaram que os volantes têm que sair para o jogo em um campeonato estadual que o time principal não deveria ter jogado. Queimaram o Felipe (um pouco menos), que também fica sem função com esta mania. Queimaram o Marcos Guilherme, que tem que ficar acompanhando lateral. Queimaram o Cléo, colocando na função de armador quando ele tem que ficar na área.
Enquanto isso, só agora perceberam que o Coutinho está com a cabeça fora do clube.
De forma injustificada permanece com Natanel, que quando apoia não tem qualidade, só correria, e na marcação é nulo.
Esse time pode sonhar, desde que entendam o básico. Volante é volante, tem que marcar. Meia, seja Bady, Felipe, ou Giovanni, tem que receber a bola de preferência antes dos volantes. Marcos Guilherme não pode ser utilizado para marcar lateral. Ou utiliza um lateral que saiba marcar, ou coloca um volante para cobrir… isso em ambas laterais. Se usar Cléo, o Walter sai da área. Se o Éderson ficar, será nosso grande reforço do segundo semestre.
Contra o Cruzeiro foi mais uma vez vergonhoso… não pelo resultado, mas pela postura em campo. Um treinador covarde e teimoso, que utilizou seu elenco de forma errada.
Temos que ter garra, vontade, mas, principalmente, coerência técnica e tática. Perder faz parte, mas não como foi contra o Cruzeiro. Lembrei do time que jogou o Paranaense.