8 jan 2014 - 9h48

Miguel Ángel Portugal é o novo treinador do Furacão

O espanhol Miguel Ángel Portugal é o novo treinador do Atlético para a temporada 2014. O novo técnico foi anunciado pelo clube nesta quarta-feira (08), quatro dias após a reapresentação do elenco no CT do Caju. A informação sobre a vinda do treinador, que já foi diretor técnico do Real Madrid, já era especulada há alguns dias pela imprensa.

Após rescindir com o Bolívar, onde foi vice-campeão do Apertura 13/14, ele chega para substituir o técnico Vagner Mancini, que não teve o contrato renovado para esse ano, e com a missão de estar à frente da equipe daqui a 21 dias, na estreia da pré-Libertadores, diante do Sporting Cristal, no dia 29 de janeiro. Com ele também chega o preparador físico Gonzalo Abando, com quem já trabalhava no clube boliviano, com passagens pelo Athletic Bilbao e Olimpiakos.

Perfil

Pesaram a favor do espanhol o perfil multidisciplinar, podendo trabalhar com o acompanhamento das áreas de inteligência, fisiologia, científica, entre outras do clube.

Ele inclusive é autor de dois livros sobre a área de treinamento e tática esportiva. Aos 58 anos, Portugal é o terceiro técnico estrangeiro no Furacão nos últimos oito anos. No comando técnico, o Rubro-Negro já teve o alemão Lothar Matthäus em 2006 e o uruguaio Juan Ramón Carrasco, em 2012.

Carreira

Miguel Ángel Portugal Vicario nasceu em Quintanilla de Las Viñas, Burgos, na Espanha, e tem 58 anos. Como jogador, Miguel atuou no meio-campo de 1973 a 1983 em clubes espanhóis como Atlético Burgales, Burgos CF, Real Madrid, Rayo Vallecano, Castellon, Valladolid e Córdoba.

A partir de 1995 iniciou sua carreira como treinador, passando por clubes pequenos como San Esteban, Arandina CF, Real Madrid B, CD Toledo e Córdoba até chegar ao Racing Santander na temporada 2006/2007. Levou a equipe espanhola às semifinais da Copa do Rei na temporada 2009/10, sendo demitido em fevereiro de 2011.

Comandando o Bolívar, Portugal conquistou seu único título na carreira, o Clausura 12/13, fato que levou a equipe a disputar a fase de grupos da Libertadores. Ele tinha contrato no clube boliviano até junho deste ano, mas pediu demissão.

Ficha Técnica

Nome completo: Miguel Angel Portugal Vicario
Nascimento: 28/11/1955
Local de nascimento: Quintanilla de Las Viñas (ESP)
Clubes que treinou: Arandina CF , Real Madrid B, CD Toledo, Córdoba, Racing Santander e Bolívar.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…