22 maio 2014 - 9h36

Análise: Em esquema diferente, Atlético empatou

A primeira partida após a saída de Miguel Ángel Portugal foi marcada pela mudança do esquema de jogo da equipe. Enquanto que com o técnico espanhol, o Atlético jogava no 4-4-2 em linha, no comando do interino Leandro Ávila, o Furacão começou a partida no 4-3-1-2. Já o Corinthians manteve o mesmo esquema tático do amistoso do segundo jogo-teste da Arena: o 4-2-3-1.

Atlético no 4-3-1-2 e Corinthians no 4-2-3-1

O Furacão iniciou a partida compactado entre a intermediária defensiva e ofensiva e, ainda, apresentando intensidade de marcação já desde os seus atacantes. Esta postura mais firme rubro-negra surpreendeu o Corinthians. Entretanto, após o início mais intenso do Atlético, o Timão começou a tomar contar do primeiro tempo.

Nesta etapa do jogo, o time paulista, sem a bola, apresentou rápida troca de ação de jogo e marcação pressão desde a saída de bola atleticana. Já com a bola, o sistema ofensivo do Corinthians alterava o seu desenho tático para o 4-4-2 em linha. Pois Guerrero se movimentou do centro do ataque para a esquerda e, assim, abrindo espaço para as infiltrações de Renato Augusto. Apesar do domínio alvinegro, o placar se manteve inalterado no primeiro tempo.

No intervalo, Mano Menezes, técnico do Corinthians, colocou Romarinho no lugar de Renato Augusto. Esta substituição fez o meio-de-campo paulista apresentar maior mobilidades, já que Jadson e Romarinho passaram a trocar de posição entre si. Quando eles realizavam estas trocas e Jadson caía aberto pela esquerda, este meia muitas vezes não conseguiu fazer a composição defensiva rapidamente e nem acompanhar as descidas de Sueliton. Vide o flagrante a seguir:

Na imagem, o sistema defensivo do Corinthians está posicionado no 4-2-3-1 e Jadson não se aproximou de Sueliton.

Em uma dessas trocas de posicionamento entre Romarinho e Jadson, que Guerrero conseguiu o espaço para a arrancada da falta do pênalti sofrido. O gol do Corinthians, aos 12 da segunda etapa, fez Leandro Ávila avançar o Atlético. Aos 20 e aos 21, o técnico interino colocou Nathan e Douglas Coutinho nos lugares de Paulinho Dias e Éderson, respectivamente. Com estas alterações, o Furacão passou a jogar no 4-2-2-2.

Como essas substituições não surtiram efeito rapidamente, aos 38, o técnico interino colocou Bruno Mendes no lugar de Bady. Apesar de não trocar o esquema tático utilizado, o Atlético conseguiu marcar o seu gol, aos 39. Gol de Douglas Coutinho.

Flagrante do sistema ofensivo do 4-2-2-2 do Atlético.

Depois do gol sofrido, Mano Menezes colocou Luciano no lugar de Petros, mas de nada adiantou a substituição. Com o empate, o Atlético agora está com seis pontos no Campeonato Brasileiro.

Distribuição dos times ao fim do jogo: Atlético no 4-2-2-2 e Corinthians no 4-2-3-1.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…