Liga Nacional de Clubes será criada nesta terça-feira
Nesta terça-feira, em uma reunião em um hotel de luxo de São Paulo, será criada oficialmente a Liga Nacional de Clubes (LNC), que irá gerir os campeonatos nacionais da primeira e da segunda divisões.
A entidade será formada em uma reunião com os integrantes do Clube dos 13 e cuidará dos campeonatos da Primeira e da Segunda Divisão. A entidade não quer interferir na Terceira Divisão, por entender que esta competição deverá ficar a cargo da CBF e das federações.
Pelo esboço apresentado, o campeonato da Primeira Divisão terá 26 clubes, faltando definir a questão entre Figueirense e Caxias, que lutam na justiça pelo vice-campeonato da série B do ano passado.
A Segunda Divisão é que causará os primeiros problemas jurídicos para a Liga, já que uma comissão criada pelas federações, além de se mostrar contrária a um Campeonato Brasileiro organizado pela LNC, defende a participação de 56 clubes na Segundona.
Ainda não se sabe se o primeiro presidente da Liga será um executivo contratado pelos clubes, ou se o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, ficará com o cargo. Já ficou definido, porém, que todos os contratos com a Rede Globo, que terminam em 2005, serão mantidos e cumpridos até o seu final.
A Liga Nacional de Clubes, que terá sede em São Paulo, deverá ter um aporte de investimentos da ordem de US$ 100 milhões a partir de 2003, incluindo marketing e contratos de televisão, entre outras coisas. A LNC ainda irá auxiliar a renegociação das dívidas dos clubes com a Previdência Social.
Fonte: Futbrasil