O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
14 jun 2003 - 21h08

Algumas verdades

É em períodos de crise que se deve fazer uma reciclagem e refletir a respeito dos motivos pelos quais a carroagem não está andando normalmente.

Falo isso porque após a derrota no Atletiba comecei a desabafar com quem estava à minha volta e me deparei com vários erros que o Atlético está cometendo.

A grande realidade é que, após o título brasileiro de 2001 a torcida atleticana não voltou mais a sorrir, e já naquela época muita coisa estava errada, mas a boa campanha e os bons resultados encobriam a realidade.

Há que se citar primeiramente o ingresso da Baixada a R$15,00, preço que vem sendo cobrado há muito tempo e que exclui a grande parte da massa rubro-negra do estádio, pois todos sabemos que a nossa torcida é “povão”. E fiquei ainda mais indignado ao ouvir a entrevista do Maculan na Banda B, antes do jogo, em que ele anunciou que contra o Santos o ingresso custará R$20,00, em virtude da preliminar com a Seleção Sub-20, e que a torcida do Atlético devia “ajudar” nos gastos que terão com a estadia da Seleção…

Com isso fica claro que, desde a inauguração da Arena, essa diretoria está mutilando o maior bem do Atlético, que é sua torcida, além de ingressos com preços exorbitantes, o grande número de medidas para barrar a atividade das organizadas, como proibição de faixas, bandeiras, etc. Tudo isso está descaracterizando o verdadeiro Clube Atlético Paranaense.

Essa nova Baixada nunca terá a magia da antiga, que ao invés de ser conhecida por ser moderna, quase um shopping, aquela antiga Baixada, a verdadeira, era reconhecida pelo calor que a torcida provocava lá dentro, a pressão quase insuportável nos adversários, e também porque todos que vinham jogar nela contra nós sabiam que iam perder!… Eu pergunto, e hoje em dia? O que a Baixada tem de mais? Continua sendo um Caldeirão?… Acho que não, pois cansei de assistir a jogos em que a torcida estava gelada, e hoje só quem canta é a Fanáticos, enquanto aqueles burguesinhos da reta, a Geração Arena, no primeiro passe errado do Alessandro começa a vaiar!… A torcida do Atlético nunca foi assim, e a culpa não é propriamente da torcida, mas sim dessa diretoria, que apesar de ter dado várias alegrias, está elitizando o Atlético e acabando com a magia e o calor que sempre foi a marca dessa torcida!

Quer saber?… Eu prefiria que fosse a baixo essa Arena com todo seu conforto e modernidade, e colocaria em cima um estádio simples, como o Velho Caldeirão, sem fosso, sem cordão de isolamento e com o ingresso a cincão, para ter o prazer de ver todo o estádio cantando o jogo inteiro, e não só uma meia dúzia como atualmente.

E o Atletiba?… Que vergonha!… Todos nós em discussões com os coxas evocamos com todas as letras que o verdadeiro e único time grande do estado é o Atlético! E no Atletiba?… Jogamos como um timinho, varzeano, que entra em campo com medo e só pensa em se defender!

Perdemos 4 titulares?… Dane-se! Entre em campo alguém que faça bonito, jogando pra frente, como time grande, e honrando tudo que dizemos quando discutimos com os coxas! Não com 3 zagueiros, 2 volantes que não atacam e com os laterais presos!… Prefiria jogar pra frente e perder de goleada, levar 5 gols, mas pelo menos faríamos uns 2, 3 e sairíamos de campo com cabeça erguida! Melhor do que perder de 2 a 0 e não dar nenhum chute ao gol o jogo inteiro! Já entramos em campo respeitando demais, com medo, em vez de provocarmos o adversário e assumir a responsabilidade, foi melhor entrar em campo com a consciência de que um empate era bom resultado!

Que grande time é esse?… Se entrasse em campo com 2 zagueiros, altos de preferência, e colocasse mais alguém no meio p/ ajudar o Rodriguinho na armação das jogadas o resultado poderia ser melhor!… O Vadão perdeu todo o prestígio que tinha comigo!

Eu não sei de vocês, mas eu prefiro ganhar um Atletiba do que ganhar um Campeonato, não tem sensação igual a ver os coxas irem embora do Chiqueiro de cabeça baixa!… E mais uma vez vejo esse meu desejo ser frustrado.

O dia que eu for presidente do Atlético, cada Atletiba perdido é multa de meio salário pra todo mundo, técnico, jogadores, e caso vença eu me comprometo a pagar os salários dobrados!… Além do que, exigiria que todos os atletas completassem, pelo menos o 2o. grau, pois futebol não se joga só com os pés, mas também com a cabeça. Só assim talvez o Dagoberto não tomasse aquele 3o. amarelo idiota contra a Ponte e o Alessandro não fosse espulso hoje, no último minuto, por infantilidade. Apesar de tudo continuo com o Atlético no meu coração e com um vício sem cura por esse time. Um abraço a todos!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…