15 jul 2003 - 13h42

Opinião: “Tem que ter critério”

Quem me acompanha sabe das diferenças que tenho com o treinador Vadão, desde 1999. Acho que ele colheu os frutos que foram plantados pelo Antonio Clemente, o verdadeiro criador do “Quadrado Mágico” daquele ano. E fui um dos que apoiei sua volta, por pensar que os fracassos no Corinthians e no São Paulo teriam feito Vadão voltar menos teimoso. Me enganei.

Mas não consigo ficar calado ao ter que ouvir torcedores, e não foram poucos, que pediram para Vadão tirar Rodrigo e colocar Fabrício em campo. E se Vadão fizesse o contrário, reclamariam. Analisemos os fatos: Osvaldo Alvarez demorou para mexer no time, fez uma substituição inócua, mas não tinha muito o que fazer.

Talvez ele olhe para o banco de reservas e não saiba de ri ou se chora.

O processo de renovação do elenco é demorado e merece sacrifícios. Esse time não é técnico como o de 96, nem rápido e fogoso como o de 99, nem tampouco forte e marcador como o de 2001. Ainda não tem uma cara definida e talvez esteja aí o grande pecado de Vadão.

Concordo que há treinadores que possuem elencos também medianos, inclusive de times de nossa capital e que fazem campanhas melhores que a nossa. Mas (é duro), vamos admitir: o time é fraco. Não obstante isso, parecem poucos preocupados com os resultados, buscando superação apenas quando a Globo transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil.

Falta a Vadão, dar cara e personalidade a este time. Ter jogadas ensaiadas e criar situações de surpresa ao adversário. Mas seus comandados também devem chamar para si a responsabilidade. Fazer futebol hoje em dia não é fácil, nem barato, mas isso será tema para outra hora.

Juarez Villela Filho
Colunista da Furacao.com
colunas@furacao.com

Os textos de opinião não representam necessariamente o pensamento da Furacao.com. O autor do artigo se responsabiliza integralmente por seu conteúdo. Comentários devem ser enviados diretamente ao autor, através do e-mail acima indicado.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…