Vira-casaca
Pior do que ver o meu time perder o tão sonhado título de campeão da copa libertadores da América é ver tanta gente que nunca torceu para o são paulo virando são paulino desde criancinha, frase que ouvi inúmeras vezes nas últimas semanas. No mínimo, deprimente. No jargão do futebol diríamos que essas pessoas podem ser chamadas de vira casaca!
Bom, mas o que seria um vira casaca? Vira casaca é aquela pessoa que muda de opinião facilmente, volúvel, que não tem brio, que abandona o barco, influenciável, medrosa, sem personalidade, sem palavra…
Nunca imaginei que conheceria tantos vira casacas como conheci nessas últimas semanas. Ou pior ainda, não os conheci nessas últimas semanas, eles simplesmente se assumiram, saíram de trás da coxia, se revelaram…
Como praga eles se alastraram pela nossa cidade do dia para a noite, quase que como uma tsunami levando tudo que vê pela frente. Foram amigos vira casaca, namorado vira casaca, vizinhos vira casaca, primos vira casaca, dirigentes vira casaca, jogadores vira casacas, velhos vira casaca e acreditem, vi até crianças vira casaca, para vocês verem o poder contagiante desse vírus.
Na verdade esses vira casacas já vinham se revelando desde os primeiros meses deste ano. Já torceram pro santos e até para times de fora do Brasil, acreditem se quiser. Pra vocês verem que um vira casaca é capaz de renegar seu próprio país. Mas o que mais me assusta nisso tudo é que daqui a pouco esses vira casacas vão querer virar atleticanos!!! Há algumas semanas atrás teve até uma publicação de um texto de um coxinha com o tema E eu torci pro Atlético Sai pra lá, aqui no Furacão não tem lugar pra vocês. ATLETICANO é autêntico, nasce torcendo pro Furacão, morre torcendo pro Furacão. Nem vem que não tem viras casacas de plantão. Vão torcer pro são paulo, santos, chivas… mas pro meu Furacão não!!!
Mas a fim de conhecer um pouco mais sobre esse mal fiz uma rápida pesquisa a respeito das reações adversas dessa doença. Extraordinariamente 100% dos vira casacas apresentaram uma inigualável dor no ângulo saliente na articulação do braço com o antebraço, mais conhecido como cotovelo. Já dizia minha querida vovó que a pior dor que existe é essa, a famosa dor de cotovelo. Felizmente nós ATLETICANOS não conhecemos essa terrível dor, deixamos pra que nosso rival explique melhor sobre esse assunto que eles conhecem tão bem.
Enfim, Graças ao meu grande Deus não sofro nem nunca sofrerei deste mal, simplesmente porque não preciso disso… nós ATLETICANOS não precisamos disso já que temos um time forte para torcer e não precisamos nos rebaixar a torcer para qualquer um porque nosso time faz uma campanha pífia… Mas vamos deixar eles com suas campanhas medianas, com seu time morno… pra quem se contenta com pouco… Impressionante foi ver ontem a noite a quantidade de torcedores do coxinha soltando fogos e balançando seus panos de chão das janelas dos carros. Inacreditável. Minha mãe, que não conhece quase nada de futebol, comentou não saber que as cores do time do são paulo eram verde e branca, eu disse que também não sabia. Como sempre digo COM CERTEZA essa foi a maior e melhor conquista dos coxas, já que sempre viveram na nossa sombra. Hoje respiram mais tranqüilos, pois não suportariam nos ver brilhar mais uma vez, nosso brilho incomoda, machuca.
Amigos, acreditem, em um dos sites que veiculam notícias dos porcos havia até um hino do são paulo. Eu sei que é difícil de acreditar, mas está lá para quem quiser ver. Agora consigo acreditar que na hora do desespero perde-se a noção do ridículo. Juro por Deus que o dia em que um site do ATLETICO divulgar em primeira página um hino que não seja seu, uma conquista que não seja sua, eu me mato. O dia que eu tiver que torcer para um time que não seja o meu, pelo amor de Deus, me internem! Pior, teve até coxinha comprando camisa do são paulo! Meu Deus, perdoe-os, eles não sabem o que fazem.
Por outro lado até entendo, afinal, quem não conquista nada acaba tendo que comemorar a vitória dos outros. Entendo também porque o que mais eles poderiam publicar?! A derrota para o time reserva do ATLETICO no domingo? Melhor então publicar o hino do são paulo! Meu bom Deus que me perdoe se eu estiver sendo injusta. Talvez eles até estivessem comemorando algum outro fato histórico para o time deles sem sabermos. Algo como a assinatura de mais um contrato de patrocínio com empresas fabricantes de papel higiênico ou a reforma de mais algum banheiro, talvez até fosse isso, não sabemos. Papel higiênico, banheiro… Isso me faz lembrar… Bom, deixa pra lá.
Bom, indo ao que realmente interessa, não posso deixar de exaltar meu time, que mais uma vez me orgulhou pela sua raça e força de vontade apresentadas. Me orgulho da diretoria, jogadores, assistentes, médicos e torcedores que deram a alma por esse time. Não ganhamos o título, mas somos campeões há mais de oitenta anos.
O ATLETICO não tem só uma estrutura invejável, tem uma disposição invejável, uma raça invejável, força de vontade invejável e se acham que vamos desistir, estão muito enganados. Estamos mais fortes que nunca, mais unidos que nunca.
Que o ATLETICO vem ganhando respeito e espaço no futebol e na mídia mundial, disso ninguém tem dúvidas. Claro que têm muita gente querendo pegar uma carona nesse sucesso, querendo aparecer as nossas custas, mas deixemo-los pra lá, afinal, o que podemos esperar de um bando de vira casacas? Coisa melhor não poderia ser…