Meu time é o estado, suas tradições e cultura
Como todo verdadeiro atleticano, estou triste pela não conquista do título da Libertadores. Porém o que me conforta é que o time do Atlético, não deixou de lutar um minuto sequer enquanto teve em campo, ou melhor, enquanto disputou toda a competição. Pois limitado pelo destino (contusões de guerreiros, saídas de guerreiros, punições á guerreiros, trocas de generais), limitado pela imprensa regional, nacional e internacional, que não depositava credito algum em nossos heróis e principalmente o fato mais triste que foi a perda do mando de campo por não atender o mínimo legal de espaço para os torcedores; o Atlético em cada jogo (mesmo com todas estas adversidades), provou que não é mais uma força estadual, provou que é gigante, que é merecedor de respeito, que merece a confiança e credito, mesmo nos momentos mais adversos, pois é um verdadeiro Furacão, pois dá justificativas ao apelido o qual para os que não sabem, se fundamenta muito bem nas características desse poderoso fenômeno natural, pois os tornados (para nós furacão), surge justamente em meio as grandes tempestades!
Pode parecer demagogia, mais não é! Eis que não estou bravo pelo Fabrício ter perdido o pênalti. Pois este jogador que um dia critiquei, junto com seus colegas, colocaram o Atlético em um lugar, onde nenhum outro elenco mais técnico e forte conseguiu colocar. Outro detalhe, que citarei, é á coragem que ele teve de ter enfrentado a responsabilidade de bater aquele pênalti. Eu particularmente, fugiria da responsabilidade! E você, torcedor que lê este texto agora, cobraria aquele pênalti? Tendo como pensamento o acerto que era a gloria, ou erro que se transformaria em cruz? É meus amigos, tem que ter coragem de guerreiro!
Mas o que me entristeceu, revoltou e enojou-me, foi uma impressionante parcela da população que se diz paranaense! Residentes no interior, principalmente e alguns na capital, cujo os quais, são abençoadas com trabalho em terras paranaense, com comida saudável, fruto do generoso solo paranaense, outros que fazem fortuna em solo paranaense, que recebem abrigo, condições para sobreviverem em terras paranaenses, cuja tal dádivas não encontrava em terras alienígenas e principalmente os que levaram um pé no traseiro de suas terra natal, e que aqui no Paraná vieram cair, para se levantarem. Estes mesmos, tiveram o desrespeito e a audácia, de comemorar e torcer com camisa e bandeira para um clube que não é paranaense! Achando que estavam fazendo uma grande coisa! Já que torcem para times alienígenas (de fora do estado), por que não se mudam para o estado desses times, por que não vão pedir emprego, abrigo lá, por que não vão fazer negocio lá? Por que não vão enfrentar o lugar que chutou vocês? É ruim ser paranaense? E ruim ou brega defender a cultura, tradições, costumes, ideais, esporte do Paraná? Mas é bom viver no Paraná, né? O Atlético e o Estado do Paraná foram traídos. Pois rivalidade entre torcidas locais é uma coisa bem diferente de torcer para clubes de fora. Pois morar no estado e não torcer para um clube daqui é traição. Isto tudo me causa temor, pois se vê a nítida influencia que a mídia possuía sobre esta gente sem personalidade, que escreve e lê a cartilha ditada por gente de fora, impondo uma cultura não natural. E o agravante de tudo isto, é que muitos políticos saem dessas regiões, os quais já demonstram pelo simples fato de torcerem por um time alienígena, mesmo tendo a oportunidade de torcer pelo o simples clube da cidade, que pouco sabem sobre a cultura e costume do povo que representa, daí vem a pergunta; como terão condições de defender interesses do povo paranaense? Pois são influenciados por interesse de povos de fora. Outro agravante diz respeito ao fato de que aqueles que traem culturalmente e tradicionalmente seu lugar, trairá sua nação, escrevo isto, mesmo parecendo absurda a comparação, porque o Estados Unidos vai montar uma base no Paraguai, com algum objetivo! Não querendo ser pessimista, este pessoal todo que acha lindo o que existe fora de sua realidade e sonha com isto, vai justamente trair o seu mundo para entrar em outro, principalmente se este povo, não carrega uma cultura sólida, se é ignorante até para cantar certo, o hino do seu próprio país, de não reconhecer e respeitar seus símbolos nacionais. Vão ficar de que lado, é lógico que do lado que os manipula. Pois são sem personalidades! Comentários a parte, tenho pena do Paraná Clube, que ira pisar em território hostil (Maringá), mesmo estando dentro de casa (estado do Paraná)!
Outro fato que me entristece, é a nossa mídia local e os nossos políticos. Eis que infelizmente eles não possuem força nem para empurrar um bêbado caindo. Por que? Ah! Falando em políticos, o atual presidente do Coritiba, que foi candidato a Governador. Sobre ele responda: ele tem condição de defender as necessidades dos paranaenses? Se quando precisou defender os interesses do futebol paranaense representado no Atlético, ele fez pesar o lado torcedor?
Sei que falei pouco sobre futebol, e muito sobre comportamento traidor, peço desculpa á aqueles que não conseguiram compreender minha revolta expressada em texto, mesmo sendo hoje um dia para se comemorar, mesmo sem titulo. Pois se o Atlético em tão pouco tempo, com descrédito, mal agoro, sem apoio, chegou onde esta, com certeza ele chegara outras vezes a lugares muito maiores.