O título
Até o jogo contra o Paraná, eu ainda acreditava no título, no BI brasileiro.
Com o placar revertido em 2×0 para o tricolor paranaense, confesso que desacreditei um pouco, mas pensei: “Com os titulares voltando… quem sabe ficamos entre os quatro, ou no mínimo iremos para a Sul-Americana…”.
Me considero um torcedor altamente otimista. No último jogo do Brasileirão do ano passado postei aqui uma mensagem afirmando com todas as letras e convicção de que mesmo dependendo do resultado entre Santos e Vasco seríamos Bi-Campeões em 2004. Dei a cara pra bater, e levei. Porém, afirmo e confirmo, NÓS SOMOS SIM OS CAMPEÕES BRASILEIROS DE 2004! E digo isso pois vencemos na ética, na dedicação, na competência. Talvez pecamos na falta de humildade diante do Grêmio. Além disso, fomos roubados e molestados moralmente em São Januário (que de “são” só tem o nome, é um estádio literalmente decadente). É fato e lamentável a “derrota” para o já rebaixado Grêmio há três rodadas do tão sonhado título.
O título de 2004 está com o Santos, mas é do Atlético. Todo o ser humano ético e com o mínimo de bom senso, com certeza concorda com minhas palavras.
O fato é que tanto no vice campeonato brasileiro como no vice campeonato intercontinental fomos descaradamente trapaceados. E os respectivos títulos são nossos, mas estão nas prateleiras de outros clubes. No caso da Libertadores, ainda há ressalvas, pelo fato de não sabermos o que aconteceria se o primeiro jogo no Caldeirão, o que no mínimo tornaria a final mais equilibrada, porém como bom atleticano penso que seríamos campeões já no primeiro jogo, aplicando uma goleada, tamanha pressão do Caldeirão.
A convenção popular afirma que os vices são esquecidos e somente os campeões são lembrados. Porém até esse paradigma o Clube Atlético Paranaense já quebrou. Somos e seremos com certeza os vices-campeões mais lembrados da história. Até como lanternas fomos estampadas nas capas dos principais jornais e sites!
vasco, santos e são paulo, estão em decadência. Até o “campeão” da libertadores está pior após a temporada intercontinental, por quê? Será que são grandes mesmo? Ué! Não iriam priorizar o Brasileirão agora? Bom, ainda é muito cedo para falar, mas o poder de reação do Furacão (fazendo juz ao apelido) é muito mais significativo e arrasador, por sinal (Só para lembrar: Furacão 7×2 vasco).
Falando em arrasador. O club de regatas vasco da gama teve parcialmente o que merece, a goleada é o início de um pesadelo que poderá durar por muitos anos, e por que não, acabar com o clube e falir de vez. Juntando dívidas e resultados em campo, o que sobra? Absolutamente uma vergonha, que foi sabiamente assumida pela mídia carioca. Os 7×2 aplicados na Arena da Baixada foram suficientes para lavar a alma dos atleticanos, mas ainda não reflete o que clubes como esse merecem no cenário nacional, para o bem da ética e boas práticas no esporte.
Juntamente do vasco, o flamengo e o fluminense já deveriam estar na segunda divisão. Os dois primeiros pela vergonha que trazem à imagem do futebol brasileiro e o último por nunca ter saído merecidamente da segundona, precisou contar com uma corrupta Virada de Mesa. Aproveitando a ocasião, lembro-me ainda do corinthians, que há menos de 5 anos somente escapou do rebaixamento por descarados roubos e combinações propositais nos resultados dos jogos. Seria injusto se não lembrasse do palmeiras, um time que apesar das cores, ao menos teve hombridade de disputar e vencer a Série B do Campeonato Brasileiro, estando merecidamente na Primeira Divisão.
A hora está chegando e os clubes transparentes, honestos, guerreiros e justos irão abrilhantar o cenário nacional e internacional. E em breve estarão recheados de títulos conquistados incontestavelmente, sendo inevitável o reconhecimento da mídia. Até a Rede Globo e o Sr. Milton Neves terão de adimitir: Clube Atlético Paranaense – Símbolo da Revolução do Futebol Brasileiro!
Pois seremos os primeiros a desfrutar das recompensas, pelo árduo e honesto trabalho até aqui. Somos o Carro-Chefe e quem quiser nos alcançar terá de suar muito.
O Furacão será disparado o Melhor Time do Brasil (e por que não, do mundo? Afinal, já estamos em 6º no Ranking da ESPN e em 25º no Ranking Oficial da Fifa, se não me falha a memória). E todo esse reconhecimento tendo apenas um Título Brasileiro.
Enfim, depois de rodeios e desabafos, volto a mencionar o fator Título citado no primeiro parágrafo desse texto. Após a histórica goleada sobre o vasco, meditei um pouco e concluí. Por que não acreditar? Aprendi que quando se trata do Atlético, não há por que duvidar, por piores que sejam as atuais circunstâncias.
Avante Rubro-negro!
Rumo ao BI, ainda em 2005!
Eu acredito!