Podemos ser a maior torcida do Brasil
Os cantos e evoluções da torcida devem ser mais um diferencial do Atlético. Se analisarmos o futebol como um carnaval cultural, os cantos, cores e a movimentação da torcida fazem parte do folclore do clube. Passam dirigentes, técnicos e jogadores, mas a torcida fica, pois é ela que encarna a verdadeira identidade do time.
Sabemos da força da torcida do Atlético, principalmente comandada pela organizada “Fanáticos”.
Gostaria de sugerir que ampliássemos a criatividade da nossa torcida, organizada ou não. Temos que manter nossos cânticos tradicionais, mas sempre que possível lançarmos novos, baseados em musicas conhecidas, com letras adaptadas que pudessem não só ser cantadas por alguns minutos, como um refrão. O ideal é que tivéssemos um repertório semelhante as torcidas argentinas, como do Boca e River, entre outras que cantam o tempo todo fazendo o simples ato de ver a torcida uma experiência única, uma atração a parte. Em Buenos Aires, faz parte do roteiro turístico da cidade visitar os estádios do Boca Juniors ou do River Plate em dias de jogos, é uma verdadeira atração turística ver o show das torcidas nos 90 minutos.
Estamos caminhando para isso, mas devemos ousar mais. Além de ser “a maior do Sul do Brasil” a torcida do Atlético pode ser a mais criativa e quente do país, basta investir mais tempo em novas coreografias e em musicas fáceis de serem cantadas por todo o estádio. Isto com certeza fará cada vez mais diferença na hora de projetar o nome do clube, atrair mais torcedores e conseqüentemente aumentar a pressão do “caldeirãããããão”.
Clicar para ouvir o som da torcida do Boca: http://www.lamitadmas1.com.ar/uol/cantitos2.asp.