Dupla Ba-Vi cai para a terceira divisão
Este sábado, 10 de setembro, vai ficar na história do futebol baiano. Os dois principais clubes do estado, Bahia e Vitória, foram rebaixados da Série B e vão disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 2006.
O Bahia perdeu para o Paulista por 3 a 2 em Jundiaí. O resultado deixou o tricolor na 18º colocação, dentro da zona de rebaixamento para a série C em 2006. O Tricolor de Aço foi rebaixado mesmo contando com ex-jogadores atleticanos como o zagueiro Reginaldo, o lateral-esquerda Badé e o meia Rodriguinho.
Já o Vitória empatou por 3 a 3 contra a Portuguesa no Barradão. Com o resultado, somou 27 pontos, empatando com o Sport, mas perdendo no número de vitórias. O CRB, de Alagoas, virou o jogo contra o Criciúma com um pênalti marcado convertido aos 48 minutos do segundo tempo, vencendo por 2 a 1 e jogando o Vitória na zona de rebaixamento. O Rubro-negro baiano conta com o volante Jairo, emprestado pelo Atlético.
Além da dupla baiana, Anapolina e União Barbarense, que empataram em confronto direto neste sábado, também fizeram companhia a Criciúma e Caxias, que entraram na última rodada da Série B já rebaixados. Todos jogarão a Série C na próxima temporada.
Classificados
O estado de São Paulo é o favorito para ter novos representantes da elite nacional de 2006. Na rodada de hoje o Guarani de Campinas se juntou a outros três clubes paulistas que avançaram para a segunda fase da competição: Portuguesa, Santo André e Marília.
Classificaram-se ainda dois clubes pernambucanos (Náutico e Santa Cruz), um gaúcho (Grêmio) e um catarinense (Avaí). A próxima fase será dividida em dois quadrangulares, e as duas melhores equipes de cada chave passam à fase seguinte. Na fase final, as quatro agremiações classificadas jogam entre si em dois turnos. As duas melhores colocadas passam à Série A.
Em 2006, tanto a série A quanto a série B terão a participação de 20 clubes. Com a queda para a Terceira Divisão, o Bahia deixará de receber importantes valores da cota de televisão no rateio do Clube dos 13. Isso pode abrir espaço para clubes como o Atlético.