Três raios no mesmo lugar
O nosso querido clube, “El Paranaense”, agrega em si uma combinação de três fatores única no mundo inteiro. Explico.
1) Fator Torcida
As torcidas argentinas, reconhecidamente, são as mais vibrantes e aguerridas do universo do futebol. Fazem festas lindas, cantam músicas originais, incentivam os seus times durante toda a partida e são inovadoras.
Eu já ouvi diversas vezes de comentaristas, torcedores de outros times do Brasil e aficionados por futebol em geral, que a torcida Atleticana se assemelha muito com as torcidas argentinas. Os motivos mencionados são: a paixão, a vibração e o apoio quase irrestrito ao time.
Cabe lembrar que temos uma longa tradição de inovação na maneira de torcer, como por exemplo. os primeiros palavrões nos cânticos do ETA, os chocalhos de papel da Fanáticos e, mais recentemente, o lindíssimo mosaico.
2) Fator Estádio
Os estádios ingleses são os melhores do mundo. Não apenas porque são os mais modernos, mas também porque revolucionaram a arquitetura dos estádios de futebol. Foram os primeiros a mudar o obsoleto conceito de que os estádios deveriam abrigar o maior público possível. Para isso, eliminaram as tradicionais curvas atrás dos gols e aproximaram as arquibancadas do campo. Isso fez com que a forma padrão dos estádios deixasse de ser suavemente oval para se tornar praticamente quadrada.
Estádio construídos no novo padrão permitem ao torcedor uma real possibilidade de influir no resultado da partida. Cria-se uma sensação de intimidade com os jogadores, principalmente pela proximidade com o gramado.
A Baixada, desde os seus primórdios, vêm mantendo a característica da proximidade como um dos seus melhores atrativos. A impressão de estar “dentro do campo” é maravilhosa para o torcedor, muito da magia do nosso Caldeirão vem desse fato.
3) Fator Time
O futebol brasileiro é indiscutivelmente o melhor do mundo. E o Atlético é um time do Brasil. Logo, o Furacão sempre estará entre os melhores do mundo, pois está no País onde se joga o futebol mais bonito do planeta.
Vejamos por exemplo o Boca Juniors. Possui uma torcida aguerrida como a nossa, tem um estádio parecido com o nosso, mas não é brasileiro. Outro caso é o do Corinthians; tem uma torcida apaixonada, é brasileiro, mas não dispõe de um estádio como o nosso. E assim vai…
Não tem para ninguém. O Atlético Paranaense é o único clube do mundo que é brasileiro, tem uma torcida “argentina” e possui um estádio “inglês”. Três raios atigiram o mesmo lugar…