O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
19 set 2005 - 12h40

Quando o time também fará parte do planejamento?

O Atlético utilizou 45 jogadores em 25 rodadas do campeonato brasileiro deste ano, mostra a reportagem estampada no caderno de esportes da Gazeta do Povo de hoje. Em outras palavras, 4 times completos. Como o campeonato começou há 5 meses, num raciocínio linear dá pra afirmar que utilizou um time diferente a aproximadamente cada 38 dias.

Ora, é notória no futebol a máxima de que entrosamento é condição primordial para qualquer equipe, que só se torna vitoriosa se apresentar isso, aliado à técnica e disposição de vencer. Com tanta variabilidade assim, é impossível obter um mínimo de entrosamento. Nesse ponto, não se pode esperar muito do Atlético na reta final do campeonato brasileiro. A verdade é que o rubro-negro ainda não tem uma base, uma espinha dorsal de equipe.

Qual é a causa disso? Na minha visão, a causa básica está em um erro particular do planejamento estratégico do clube.

Não se pode deixar de reconhecer o mérito da atual gestão do Atlético, pela direção estratégica que vem dando ao clube, do ponto de vista patrimonial, de imagem e de organização, sempre com uma visão moderna e visando o futuro. Os resultados desse direcionamento, e por certo de muito trabalho, estão aí inegavelmente visíveis para todos nós. Os títulos conquistados, as campanhas vitoriosas dos últimos anos, o CT do CAJU, a ARENA, o trabalho com as escolinhas, a imagem do clube atravessando fronteiras, não deixam dúvidas quanto aos acertos até agora conquistados.

Cabe, no entanto, fazer uma ressalva de extrema importância. O Atlético está se estruturando como um grande clube que ele é, mas o seu planejamento estratégico está deixando um ponto vulnerável: a sua equipe de futebol. O Atlético precisa voltar os olhos para montar uma grande equipe. Não digo que isso se faça mediante contratações de peso, que por vezes se caracterizam como pura jogada de marketing. O que o clube tem que fazer é investir na montagem de um time-base, com jogadores de qualidade, e trabalhar essa equipe com constância e estabilidade. O Atlético optou estrategicamente, e também ao longo de sua honrosa trajetória, pelo futebol. Ora, não se pode ter um grande clube de futebol somente com estrutura física e marketing. É necessário, antes de tudo, ter um time de boa qualidade e que conquiste títulos, para realimentar o sucesso da imagem e da marca. O que o Atlético precisa agora é de “estabilidade” do time, com qualidade. Não pode mais se dar ao luxo de, num mesmo ano conquistar um título estadual, ser finalista da Libertadores e chegar ao final dele correndo o risco de ser rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro. Essa oscilação, de um pólo a outro, pode colocar em risco todo o investimento de longo prazo que o clube vem fazendo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…